Como potencializar a educação corporativa EaD com os recursos do Moodle?

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - Como potencializar a educação corporativa EaD com os recursos do Moodle?

Você sabia que a educação corporativa EaD é uma forma inteligente e eficiente de aprimorar processos, reter clientes e potencializar negócios?

Este é um diferencial competitivo que cada vez mais empresas estão aplicando em suas estratégias para crescer de maneira sustentável.

E o Moodle tem papel decisivo nesta missão. 

Afinal, trata-se da plataforma virtual de ensino mais utilizada no mundo inteiro dentro do ambiente corporativo.

Contudo, ter a ferramenta certa não é garantia de sucesso da estratégia. Nesse sentido, é preciso muita inteligência de negócio, gestão e controle de dados para ser bem sucedido.

A ferramenta é uma das etapas. Acima de tudo, porém, é crucial gerir bem os processos internos da organização.

Por isso, o artigo de hoje tem o objetivo de ser um guia. Isso porque, falaremos sobre como a ferramenta Moodle ajuda a potencializar e mudar de nível sua estratégia de educação corporativa EaD.

Fique com a gente para entender todos os pontos.

Boa leitura!

O que é o Moodle e como ele ajuda na educação corporativa EaD?

Em primeiro lugar, precisamos dar alguns passos atrás para entender o que é o Moodle.

Educação corporativa EaD é autoexplicativo, mas, o instrumento que permite que a estratégia flua nem sempre está claro para todos.

Em síntese, o Moodle é uma plataforma LMS que permite a criação de cursos e sites online.

Por ser um software “livre”, ele pode ser configurado e customizado de acordo com as necessidades de qualquer marca.

Versátil, o sistema pode ser executado, basicamente, em todo sistema operacional como Windows, MacOS ou Linux.

Além disso, o Moodle pode ser implementado em qualquer tipo de servidor – desde que esse possa executar PHP e comporte uma base de dados do tipo SQL.

Benefícios do Moodle no EaD para empresas

Ao criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dentro de uma plataforma EaD, um mundo de possibilidades se abre dentro da educação corporativa.

Especialmente em um contexto onde cada vez mais as empresas estão voltando suas atenções para o e-learning para qualificar e desenvolver pessoas e times.

E também para melhorar os números sobre retenção do cliente e relacionamento para uma recompra.

Assim sendo, aqui já conseguimos ver a primeira vantagem do Moodle dentro do EaD para empresas: a criação de uma cultura voltada para o aprimoramento constante.

Como resultado, esse tipo de estratégia cria um sentimento de sinergia e comunidade – elementos tão cruciais para o sucesso de um negócio.

Afinal, os times podem atuar compartilhando conhecimentos, boas práticas e contribuindo para a melhoria dos processos internos. 

Algo que, fatalmente, acaba se refletindo na qualidade da entrega para o cliente final.

Então, é justo afirmar que um dos principais benefícios do Moodle aplicado na educação corporativa é justamente esse: qualificar processos e competências internas.

Padronizar conhecimento, procedimentos e a qualidade são itens indispensáveis em diversos segmentos. 

E com a aplicação do e-learning, especialmente em empresas que possuem operações descentralizadas, isso é algo possível.

Casos de uso do Moodle na gestão da educação corporativa EaD

Agora que você já entendeu os benefícios do Moodle aplicado no EaD corporativo, é preciso dar um passo além. Ou vários, na realidade.

Nesse sentido, precisamos falar sobre casos de uso da ferramenta. 

Em primeiro lugar, fazendo uma simples listagem de situações em que a educação corporativa aparece. É comum seu uso para:

  • Onboarding para novos contratados;
  • Treinamento sobre produtos, clientes e processos internos;
  • Capacitação para parceiros, revendedores ou prestadores de serviços;
  • Formação de novas lideranças e times;
  • Boas práticas sobre segurança do trabalho e políticas de compliance;
  • Aplicação de testes no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores;
  • Venda de cursos online;
  • Pós-venda com clientes, entre outros.

Em segundo lugar, há 3 itens que estão parcialmente contemplados na listagem acima e que merecem um destaque especial, que são:

  1. Treinamento e formação de líderes;
  2. Implantação de projetos e retenção de clientes;
  3. Marketplace e nova fonte de receita.

Vamos entender cada um deles:

1. Treinamento e formação de líderes

Falamos anteriormente sobre capacitar pessoas de um time. Mas, dentro do Moodle para educação corporativa EaD, podemos trazer para o debate outro nível de qualificação.

Por exemplo, vamos pensar em uma empresa que está expandindo. Seja para um novo mercado, seja um novo segmento.

É crucial ter pessoas capacitadas comandando a operação. Ou, ao menos, à frente das equipes que estão diretamente ligadas a estes processos.

Profissionais “prontos” no mercado são caros. E raros. Até eles estarem alinhados com a cultura da empresa, entenderem toda a operação, meses e meses se vão. E seu negócio não pode esperar. Aliás, a concorrência com certeza não irá.

Então, paralelo ao projeto de expansão, a gestão do negócio pode começar a capacitar as pessoas que já estão na empresa para serem os líderes dos novos times, squads e setores.

Para isso, é preciso fazer um trabalho em conjunto com a área de RH. Identificar esses possíveis novos líderes e personalizar trilhas de aprendizagem com todo o conteúdo necessário para essa qualificação.

Será muito mais barato, rápido e inteligente usar a educação corporativa EaD para desenvolver essa liderança “em casa” do que encontrar (se você tiver sorte) alguma pronta no mercado.

2. Implantação de projetos e retenção de clientes

Outro uso do Moodle nas empresas diz respeito ao processo de pós-venda. E aqui podemos usar outro exemplo para deixar a situação mais clara.

Só para ilustrar, vamos pensar em uma empresa que vende software. Uma das formas de fazer a implantação do serviço pode ser por meio de um curso específico dentro do Moodle.

Passo a passo, etapa por etapa, o cliente, de forma autônoma, pode ir configurando a ferramenta da maneira que quiser.

Para isso, é preciso disponibilizar gratuitamente acesso para o cliente a este conteúdo tão logo o contrato seja assinado.

E aqui vai uma vantagem dessa estratégia. Na realidade, duas.

Além de reduzir custos ao excluir a necessidade de ter alguém da empresa fazendo essa implantação assistida, o Moodle permite o acompanhamento do progresso de cada aluno dentro da plataforma.

Ou seja, você poderá ver se o cliente está de fato consumindo o conteúdo e avançando em seu processo de implementação do sistema.

Essa informação é valiosa por uma série de fatores, mas, acima de todos, um em especial. 

Esse monitoramento permite saber se o cliente está mais perto de permanecer na empresa – vendo o valor daquilo que comprou – ou de um churn (cancelamento).

No caso do primeiro cenário, você pode e deve oferecer conteúdos ainda mais aprofundados para o cliente ter realmente sucesso com aquilo que comprou.

Caso seja o segundo cenário, um sinal de alerta precisa ser ligado e uma abordagem deve ser feita com este consumidor antes que o pior aconteça.

3. Marketplace e nova fonte de receita

O Moodle dentro das empresas pode ser também um catalisador para novas receitas.

Para isso, é preciso expandir o uso da sua universidade corporativa e abrir as portas para quem é de fora da empresa.

Aqui, podemos citar duas opções: criar cursos próprios sobre diversos assuntos que envolvem ou circulam a sua empresa e/ou chamar parceiros para que eles tragam sua expertise em forma de conteúdo.

Nesse sentido, sobre o último, a ideia é a criação do que se chama de “marketplace”.

Aqui estamos falando em vender cursos livres, um formato quase que autoexplicativo. Mas, caso você não esteja familiarizado com o termo, esclarecemos para você.

Cursos livres são cursos de menor duração e que são focados em um aprendizado pontual e específico, geralmente voltados para uma qualificação profissional.

Então, ensinar alguma metodologia de trabalho, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de criar uma receita extra para seus negócios.

E sabe o que é melhor? Por meio do Moodle é possível gerar certificados de forma automática.

Se seu conteúdo for realmente bom, o nome da sua marca estará estampado em muitas bios de LinkedIn e currículos por aí.

Como construir uma universidade corporativa EaD com o Moodle?

Mas, como conseguir todos os benefícios citados acima e também aplicar uma (ou todas) as possibilidades de uso do Moodle dentro da educação corporativa EaD?

Lembra que falamos sobre processos? Então, uma das partes cruciais dele envolve a customização e preparação do ambiente de aprendizagem.

Para isso, algumas etapas são inegociáveis: ou seja, precisam ocorrer para você ter uma universidade corporativa estruturada e com os recursos certos para trazer os resultados desejados.

Nesse sentido, então, podemos destacar 4 aspectos:

Personalização

A customização da ferramenta é um ponto indispensável. Afinal, passa pela escolha do tema para Moodle a facilidade em navegar pelas seções (seja via desktop, seja via mobile), encontrar e consumir conteúdo.

Para isso, há diversos temas para empresas que podem ser usados ou na íntegra, ou com adaptações para o que seu projeto de educação corporativa EaD demanda.

Ao mesmo tempo, escolher bons plugins do Moodle ajudam a complementar os recursos originais da ferramenta virtual de ensino. 

Por exemplo, isso é algo decisivo para aplicação de metodologias como a gamificação que veremos abaixo.

Estratégia de conteúdo

Uma das estratégias que já citamos antes é a criação de trilhas de conteúdos personalizadas.

Nesse sentido, uma boa prática que pode ser acrescentada a ela é o microlearning – e que faz todo sentido, também, para os cursos livres dentro de um marketplace.

Em suma, trata-se de uma abordagem de aprendizado que transmite pequenas doses de conhecimento com vídeos de pequena duração.

Sua aplicação é uma maneira inteligente de manter os alunos sempre motivados e engajados, afinal, é mais fácil progredir entre os módulos com conteúdos estruturados desta forma.

Aplicação de metodologias ativas

Metodologias ativas tornam o EaD uma experiência muito mais lúdica e instigante.

A depender da necessidade da empresa e também do tamanho das turmas, algumas metodologias fazem bastante sentido de serem aplicadas. 

Por exemplo:

  • Debates online. Através do fórum do Moodle, estimule debates sobre algum caso vivido com algum cliente ou, então, ideias sobre novos produtos;
  • Estudos de caso. Traga alguma situação que aconteceu e analise como ocorreu, por exemplo, o atendimento ao cliente ou a venda, discutindo entre todos dos times;
  • Gamificação. Com plugins Moodle, é fácil aplicar técnicas de jogos durante os treinamentos e estimular uma competição saudável entre as equipes (que pode render até mesmo premiação);

Como fazer a gestão do conhecimento na educação corporativa EaD

É importante seguir falando sobre processos. Isso porque, o sucesso da implantação do seu projeto de educação corporativa EaD depende deles.

Dentro disso, é essencial saber se seus objetivos estão sendo atingidos. Afinal, estamos falando de investimento – seja ele financeiro, seja ele intelectual ou de tempo.

Por isso, é necessário sempre estar mensurando resultados. E isso envolve algumas etapas.

Primeiramente, você tem que analisar a evolução do desempenho do aluno em relação ao conteúdo consumido. E o Moodle permite ver esse progresso (lembra que falamos sobre isso abordando seus clientes?).

Depois, algumas perguntas devem ser respondidas. O que a aplicação desses conteúdos trouxe de resultado na prática? Quanto trouxe? Continuamente? Em quanto tempo?

Ou seja, a Gestão deve ser capaz de mensurar se:

  • as falhas em determinado processo foram sanadas;
  • o atendimento ao cliente foi qualificado;
  • a produtividade coletiva e individual aumentaram;
  • a nova liderança está conseguindo exercer seu papel nos termos necessários;
  • os clientes estão sendo retidos e, logo, o churn diminuiu;
  • está entrando receita com os cursos da universidade corporativa, entre outros.

Consultoria Moodle para empresas

Você não está sozinho para garantir o sucesso das suas estratégias de educação corporativa EaD.

A Criativa EaD é uma consultoria Moodle completa para empresas transformarem seus resultados por meio da educação a distância.

Conte com a gente para ter suporte técnico integral, inclusive para instalação, hospedagem, atualização e integração da plataforma Moodle com outros sistemas, entre outros serviços disponíveis para você e sua empresa.

Além disso, oferecemos treinamentos completos

Assim, o time responsável pelo gerenciamento da educação corporativa dentro da sua empresa, saberá dominar todos os recursos da principal plataforma virtual de ensino do mundo.

Deixe com a gente a personalização e customização do ambiente por meio de temas e plugins que podem tanto ser adaptados como criados do zero, 100% pensados para o seu projeto.

Faça do EaD um catalisador de novos negócios. Seja exemplo dentro do seu segmento de atuação. Encante clientes continuamente.

A educação corporativa é um caminho sem volta.

Pronto para começar? Então fale ainda hoje com nossa equipe de especialistas e saiba os próximos passos.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×