Cursos livres: o que são, exemplos, papel do Moodle e como empreender com eles?

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - Cursos livres: o que são, exemplos, papel do Moodle e como empreender com eles?

Cursos livres são cursos que possuem duração variável e podem ensinar basicamente qualquer coisa. Eles não exigem comprovação de escolaridade, e os certificados são emitidos pela própria instituição que os oferece.

Esses cursos livres, embora não sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), têm base legal. Ela está no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02. Mesmo que o MEC só reconheça cursos com carga horária mínima de 360 horas, isso não desqualifica a modalidade livre.

Dentro desta realidade, há uma poderosa ferramenta que cada vez mais potencializa o aprendizado. E em tempos de pandemia da Covid-19, nunca foi tão procurada.

O Moodle para cursos livres é a solução perfeita para quem tem alguma habilidade ou conhecimento a ensinar e deseja compartilhar isso com alunos em qualquer canto do mundo.

O uso desta plataforma EaD abre um leque imenso de possibilidades. Não só para quem aprende, para quem educa também.

O texto de hoje aborda alguns pontos importantes. Fala sobre o que são cursos livres, suas características e tipos. E como o Moodle ajuda não só a ensinar como a criar uma escola própria ou marketplace.

Afinal, o que são cursos livres?

Cursos livres, também são conhecidos como cursos de capacitação, formação continuada ou de extensão.

Possuem, de modo geral, duração curta e fazem muito sucesso online. Esses cursos costumam atrair pessoas que buscam tanto uma qualificação profissional quanto pessoal nas mais diversas áreas. 

Por exemplo, um curso de panificação pode ser em formato de curso livre. Muitas são as profissões e atividades que podem transmitir conhecimento através da modalidade.

Outro ponto importante. Esse tipo de ensino, por não exigir escolaridade prévia ou plano de aula robusto, amplia suas possibilidades de mercado, além de dar direito a um certificado de conclusão

Dentro das inúmeras possibilidades, confira algumas das áreas que mais exploram o formato atualmente:

  • Gastronomia;
  • Mixologia;
  • Panificação;
  • Alimentação saudável;
  • Saúde e qualidade de vida;
  • Yoga;
  • Alongamento;
  • Artesanato;
  • Música;
  • Fotografia;
  • Idiomas;
  • Humanas;
  • Gestão;
  • Empreendedorismo;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Coaching;
  • Mentorias;
  • Cursos preparatórios (concursos, pré-vestibular, provas de certificação), etc.

Uma das principais características e virtudes de um curso livre é a rápida, e às vezes imediata, aplicação do conhecimento.

Por isso eles são tão atrativos. Especialmente quando têm módulos organizados, e os alunos conseguem ter clareza da evolução do seu aprendizado.

Como os cursos livres podem se beneficiar do Moodle?

Quando os cursos livres são oferecidos à distância, uma vantagem já vem logo à cabeça: flexibilidade. Eles podem ser consumidos em basicamente qualquer lugar do mundo e na hora desejada.

Mas é algo que vai muito além de simplesmente escolher o momento de assistir aos módulos. Os cursos livres, quando feitos dentro do Moodle, facilitam o trabalho de todos os envolvidos.

Uma das principais vantagens de oferecer um curso online em uma ferramenta EaD completa está na redução dos custos de infraestrutura.

Veja bem, se você fosse oferecer o ensino presencial, teria gastos com aluguel de sala; materiais didáticos; luz; internet; deslocamento, entre tantos outros.

Em tempos de pandemia, ensinar desta maneira é impossível. Seu curso ficaria parado, sem alunos e sem rentabilidade.

Já com o Moodle essa realidade é diferente. O ensino não para. Além disso, os alunos aprendem onde estão (o alcance é global) e no ritmo desejado.

A verba que seria usada para esses gastos pode ser investida para tornar o curso ainda melhor – ou para divulgá-lo mais amplamente.

Muito mais benefícios para quem ensina à distância

Outro fator importante está em poder armazenar e compartilhar conteúdos de apoio de maneira muito mais ágil. Vídeos, textos, gráficos… tudo está à disposição dos alunos o tempo inteiro.

Sem falar, claro, na emissão do certificado online (e automático) para aqueles que concluírem o curso. 

O Moodle é uma plataforma fácil de personalizar. Ela se adapta às necessidades de quem ensina e aprende. E não o contrário.

Com essa plataforma para cursos livres completa, é possível contar com:

  • Código aberto. É fácil personalizar a plataforma como desejar;
  • Aprendizagem móvel e flexível. Use ferramentas que ajudam a medir progresso dos alunos, onde quer que eles estejam aprendendo;
  • Integrações. Aproveite e conecte diversas ferramentas e plugins, incluindo plataformas para vídeo-chamadas;
  • Filosofia centrada no aluno. O estudante está sempre no centro da operação. E o seu aprendizado é estimulado com uma comunidade engajada.

Moodle para empreender: marketplace e escola para cursos livres

Contar com o Moodle para cursos livres pode ir muito além de apenas oferecer algum conhecimento. A ferramenta EaD pode ser o pontapé inicial para o empreendedorismo.

Isso mesmo.

É possível criar uma escola ou marketplace para oferecer não só o seu curso, mas como de outros profissionais.

Você já imaginou essa possibilidade? 

Agregue conhecimento de outras pessoas dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que você disponibiliza.

Digamos que você, hoje, tem o Moodle para dar um curso de panificação. Por que não encontrar um confeiteiro, pizzaiolo, sushiman, barman, etc e criar uma escola completa com cursos sobre gastronomia?

Estruture mais cursos livres dentro da plataforma. Agregue mais pessoas, tanto para uma escola própria, como marketplace, abrindo espaço para profissionais autônomos. O modelo de negócio fica por sua conta. 

O momento, aliás, nunca foi tão propício para isso. Por conta da pandemia, entre agosto e outubro de 2020 a procura por cursos EaD livres subiu 39%, segundo pesquisas. É ou não é uma boa hora para empreender?

Como ter o Moodle para cursos livres?

Se você deseja oferecer cursos livres, não precisa CNPJ para começar. Aproveite que você é especialista em um assunto e monte um negócio baseado no seu conhecimento agora mesmo.

Você pode contar com a Criativa EaD na sua jornada do começo ao fim!

Instalar, hospedar e personalizar o Moodle não precisa ser um empecilho para você começar a ensinar.

Nós oferecemos todo o suporte para você criar, gerenciar e ampliar sua carteira de cursos livres online.

Implemente e customize o Moodle do começo ao fim com a gente. Estruture seu curso e certifique seus alunos de forma inteligente e ágil. Além disso, tenha suporte técnico e pedagógico completos.

Empreender com o Moodle nunca foi tão fácil. Então, está esperando o que?

Clique aqui e fale com nosso time de especialistas. Solicite um orçamento agora mesmo e conheça todas as possibilidades do Moodle para cursos livres.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×