8 benefícios de usar plataforma LMS na gestão da aprendizagem corporativa

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - 8 benefícios de usar plataforma LMS na gestão da aprendizagem corporativa

Você sabia que uma plataforma LMS como o Moodle é uma aliada estratégica e vital para a gestão da aprendizagem dentro das empresas?

Centralizar treinamentos corporativos, cursos e conteúdos em uma ferramenta virtual de ensino é, a cada dia que passa, um diferencial competitivo indispensável para negócios de diversos portes e segmentos.

Mas, como exatamente uma plataforma de Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem) ajuda as empresas?

Em outras palavras, quais de fato são os benefícios e em que nível?

Fique com a gente para ler o guia que preparamos sobre como um bom sistema LMS é essencial na gestão da educação corporativa.

Boa leitura!

Quais os benefícios de usar uma plataforma LMS na gestão da aprendizagem EaD nas empresas?

Em resumo, de maneira didática e direta, vamos listar 8 benefícios principais, sendo eles:

  1. Padronização do treinamento online;
  2. Redução de custos;
  3. Aumento da produtividade;
  4. Rápida implementação de treinamentos;
  5. Avaliação de desempenho eficiente;
  6. Personalização de conteúdo;
  7. Segurança da informação;
  8. Retorno sobre Investimento (ROI).

A partir de agora, vamos detalhar cada um deles para que você compreenda ponto a ponto os benefícios do EaD corporativo dentro de uma ferramenta como o Moodle.

Confira:

1. Padronização do treinamento online

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre a padronização do treinamento corporativo desde o seu planejamento – um benefício crucial e inevitável dentro de plataformas EaD como o Moodle.

Como resultado, podemos enxergar:

Informações mais consistentes

Em resumo, a padronização garante que a íntegra dos colaboradores receba as mesmas informações, eliminando diferenças e assegurando que todos tenham acesso ao conhecimento crucial para suas funções.

Alinhamento de objetivos

Treinamentos padronizados garantem conteúdos alinhados com os objetivos estratégicos da organização e a garantia de buscar atingir as metas propostas.

Onboarding eficiente

Reduzir a curva de aprendizagem de novos colaboradores é sempre um desafio – e você sabe muito bem disso.

Contudo, quando esse momento ocorre dentro de uma plataforma LMS, fica mais fácil torná-lo mais eficiente e consistente, ajudando os novos contratados a, mais rapidamente, assimilar as informações necessárias sobre a empresa.

2. Redução de custos

Sem dúvida alguma, quando você centraliza a gestão do ensino dentro do Moodle para empresas, está contribuindo decisivamente para redução de custos com treinamentos.

Especialmente em termos de:

Gastos com deslocamento, materiais e espaço físicos

No EaD, não é necessário mover dezenas de pessoas para um local físico, tampouco disponibilizar materiais impressos para qualificar e capacitar profissionais.

Dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) as empresas contam com diversos recursos para tornar os momentos de treinamento ágeis, produtivos e de valor.

Especialmente se ele for personalizado de acordo com as necessidades do projeto de educação virtual usando temas do Moodle para empresas.

Consistência na qualidade do treinamento

Ao padronizar os treinamentos corporativos online, além de garantir conhecimento uniforme, é possível ter consistência dos conteúdos disponibilizados.

Como resultado disso, reduz-se a necessidade da repetição da aplicação de algum módulo ou conteúdo por conta de fatores como ausência de pessoas, tempo reduzido para consumo, entre outros.

Alta capacidade de adaptação a mudanças

Só há uma certeza na vida: a mudança. Em muitos segmentos de negócio a inovação não para, e a tecnologia está sempre trazendo novas oportunidades e desafios.

Por conta disso, a gestão de aprendizado precisa ser capaz, por exemplo, de realizar uma atualização rápida de conteúdo como resposta a esses acontecimentos.

Melhorar políticas internas, regulamentações ou boas práticas de um setor… nada disso pode ser feito de maneira lenta – ou sua empresa pode ter consequências ruins.

3. Aumento da Produtividade

Quando falamos de EaD nas empresas estamos, sim (e sempre), falando de produtividade.

Gerenciar a educação corporativa dentro da plataforma LMS aumenta e muito a eficiência dos processos. 

Acima de tudo por conta de:

Aplicação em larga escala

Especialmente para empresas com grandes equipes, o treinamento presencial em larga escala pode ser desafiador e caro.

Entretanto, com o EaD é possível treinar um grande número de colaboradores simultaneamente, garantindo consistência e eficiência. E isso independe de onde eles estejam.

Integração com a rotina de trabalho

Os treinamentos corporativos não podem prejudicar a rotina de trabalho dos colaboradores – e muito menos fazer com que eles fiquem sobrecarregados.

Afinal, isso seria contraproducente e poderia comprometer a sua retenção de talentos.

Com flexibilidade para se qualificarem através do sistema LMS, os funcionários podem escolher o melhor momento para consumir os conteúdos.

Como resultado, essa estratégia acaba respeitando sempre o prazo e ritmo de cada um.

4. Rápida implementação de treinamentos

A inovação e a tecnologia não param de trazer desafios e oportunidades – conforme falamos anteriormente.

Assim sendo, além de conseguir escalabilidade nos treinamentos dentro da plataforma Moodle, é preciso, também, ter a capacidade de implementá-los de forma rápida e eficiente.

Nesse sentido, com uma ferramenta LMS, sua empresa consegue:

Reduzir tempo de desenvolvimento

Comparado aos métodos tradicionais de treinamento – que podem demandar tempo significativo para planejamento, preparação e implementação – o e-learning corporativo permite a criação rápida e eficiente de módulos de treinamento.

Assim sendo, isso acaba sendo vantajoso, por exemplo, quando você necessita treinar rapidamente equipes em novas habilidades ou conhecimentos.

Aplicar grandes treinamentos em curto prazo

Para empresas com equipes descentralizadas ou que precisam qualificar um grande número de colaboradores, escolher por sistemas como o Moodle é a melhor decisão a se tomar. 

Afinal, a ferramenta de ensino permite que o treinamento de funcionários alcance um grande público ao mesmo tempo.

Fornecer acesso imediato aos materiais

Uma vez que os materiais do treinamento online são disponibilizados, os colaboradores têm acesso imediato aos conteúdos relevantes.

Consequentemente, isso reduz de maneira considerável o tempo que seria necessário para a distribuição física de materiais e organização de toda a logística necessária.

5. Avaliação de desempenho eficiente

Sem dúvida alguma, medir e avaliar o progresso dos colaboradores dentro da plataforma LMS é uma ótima prática de gestão de aprendizagem. Além, claro, de ser extremamente necessário.

Só para exemplificar, dentro do Moodle você realiza:

Avaliações padronizadas e consistentes

A saber, com ferramentas do Moodle como questionários online e testes, as avaliações de desempenho se tornam mais consistentes.

Como resultado, é mais fácil ser justo com todos os colaboradores, eliminando variações e garantindo uma mensuração precisa das habilidades e conhecimentos das pessoas.

Feedback imediato e personalizado

Uma boa plataforma LMS é capaz de fazer entrega imediata de feedback aos colaboradores após a conclusão de avaliações. 

Em síntese, esse momento pode ser personalizado com base no desempenho individual, fornecendo informações específicas sobre pontos positivos e negativos.

Acompanhamento das metas individuais e corporativas

Qualquer treinamento corporativo precisa alinhar metas tanto da empresa como do colaborador.

E elas precisam ser configuradas, dentro do sistema, para que seja possível fazer uma justa avaliação de performance em cima desses números.

6. Personalização de conteúdo

Primordialmente, uma das principais razões que fazem o Moodle ser a ferramenta virtual de ensino mais popular no mundo inteiro é a capacidade de personalizar conteúdos.

Esse recurso dentro da solução LMS oferece alguns benefícios no EaD corporativo, como:

Focar em temas essenciais

Dentro do Moodle empresarial, a personalização de conteúdo pode ir ao encontro de concentrar-se em temas essenciais para o sucesso organizacional.

Para isso, é possível contar tanto com recursos nativos da ferramenta como, também, com funcionalidades agregadas através de plugins do Moodle.

Seja como for, essa abordagem serve para manter o foco naquilo que realmente impacta os resultados da empresa.

Aprendizado autodirigido

Uma das consequências da personalização do conteúdo é fazer com que os colaboradores assumam mais responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. 

Nesse sentido, podemos pensar na estruturação de trilhas de aprendizagem, onde os funcionários podem avançar no seu ritmo próprio.

Como resultado, fica mais fácil contemplar tanto os objetivos pessoais como os corporativos, sempre, claro, direcionando os conteúdos com as metodologias EaD que mais fazem sentido.

Estruturação de programas para desenvolver lideranças

Desenvolver internamente lideranças é algo que você busca para a sua empresa hoje?

Em muitos negócios, faz mais sentido capacitar alguém que já está na organização (e alinhado à cultura) do que trazer gente de fora.

Mas, claro, isso só é possível quando se estruturam programas focados e personalizados nesse objetivo.

E dentro do Moodle você conta com todos os recursos para que líderes em potencial recebam treinamento específico para desenvolver habilidades essenciais e alinhadas com as necessidades da sua empresa.

7. Segurança da informação

A preocupação com a segurança da informação é essencial em ambientes corporativos.

Em plataformas LMS, como o Moodle, isso não é diferente. Especialmente, entre outros, em termos de:

Proteção de dados sensíveis

A saber, o Moodle é projetado com os recursos de segurança mais avançados para proteger os dados sensíveis dos seus colaboradores. 

Nesse sentido, isso inclui informações pessoais, registros de desempenho e outros dados confidenciais que são compartilhados durante atividades de aprendizado.

Criptografia de dados

Outro ponto crucial diz respeito a criptografia de dados, especialmente a comunicação entre os usuários e a plataforma, bem como o armazenamento de dados.

Consequentemente, dentro da solução LMS essa criptografia acaba garantindo que as informações transmitidas e armazenadas não sejam legíveis para qualquer pessoa não autorizada.

Backup de dados

Inegavelmente, a implementação de rotinas de backup garante que os dados críticos relacionados à gestão da aprendizagem sejam protegidos contra todo tipo de perigo.

E dentro do Moodle, isso, que é crucial para garantir a continuidade das operações (mesmo em situações adversas), pode ser feito com toda tranquilidade e clareza.

8. Retorno sobre Investimento (ROI)

É mais fácil mensurar o ROI dos seus treinamentos corporativos – e de toda a gestão da aprendizagem – quando a sua empresa investe em uma plataforma LMS como o Moodle.

Afinal, o sistema fornece todas as informações para que seja possível medir:

Eficiência dos treinamentos aplicados

Em primeiro lugar, para conseguir medir o ROI, é preciso avaliar a eficiência dos treinamentos oferecidos por meio da plataforma de educação empresarial. 

Nesse sentido, compare o custo total do treinamento com os benefícios obtidos, como: aumento da produtividade, redução de erros, melhoria do desempenho, etc.

Aumento da performance dos processos

Outro elemento que ajuda a medir o retorno em cima do investimento realizado diz respeito à performance organizacional.

Entretanto, para isso, é essencial ter com clareza quais são os indicadores-chave de performance (KPIs), mensurá-los e avaliar seu status após a aplicação dos treinamentos virtuais.

Retenção e desenvolvimento de talentos

Este é mais um elemento presente dentro da medição do ROI: considerar o quanto a plataforma EaD contribui para a retenção de talentos e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. 

Nesse sentido, leve em consideração o quanto a capacidade de oferecer treinamentos atrativos e relevantes pode ter um impacto positivo na satisfação e no engajamento dos funcionários.

Consultoria de plataforma LMS para gestão educacional corporativa

Sua empresa tem uma aliada estratégica para potencializar pessoas e resultados por meio da educação corporativa online.

Nós, da Criativa EaD, temos toda a expertise necessária para que sua empresa cresça de maneira inteligente e sempre orientada por dados.

Além da nossa consultoria Moodle, oferecemos suporte técnico na íntegra para tudo o que você precisar.

Dispomos de serviços de instalação, hospedagem, atualização e integração de plataformas.

Também conte com a gente para personalizar o ambiente virtual e deixá-lo com a cara da sua marca, proporcionando uma experiência única e cativante de ensino para seus colaboradores.

E fazemos isso por meio de temas do Moodle que podem tanto ser adaptados como criados do zero, 100% focado no seu projeto educacional.

O mesmo vale para plugins de sistema para trazer uma nova dimensão e recursos à plataforma.

Por fim, tenha treinamentos completos sobre o sistema para extrair o máximo das funcionalidades que a plataforma LMS oferece.

Chegou a hora de implementar uma cultura realmente consistente de aprimoramento constante na sua empresa.

Faça isso através do EaD e ganhe escala para crescer de forma sustentável e inteligente.

Pronto para começar?

Então, fale ainda hoje com a nossa equipe de especialistas e entenda quais são os próximos passos.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×