O que são metodologias EaD e quais podem ser aplicadas na plataforma Moodle?

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Criativa EaD - O que são metodologias EaD e quais podem ser aplicadas na plataforma Moodle?

Você sabia que fazer a aplicação de metodologias EaD é algo de extrema importância dentro dos cursos configurados na plataforma Moodle?

Isso porque, mesmo que você tenha um bom plano de aula, é preciso desdobrá-lo de maneira inteligente.

Em outras palavras, torná-lo atrativo ao variar formatos e modelos de aplicação, é crucial para você ter um diferencial competitivo relevante.

Isso vale tanto para instituições de ensino como para empresas que precisam qualificar seus profissionais.

Por isso, o artigo de hoje tem a missão de servir como um guia.

Além de listarmos as principais metodologias EaD, explicando cada uma delas, falaremos também como elas podem ser aplicadas dentro da ferramenta Moodle com exemplos práticos.

Fique com a gente para conferir!

Em primeiro lugar, o que são metodologias EaD?

Em síntese, metodologias EaD consistem em todo tipo de estratégia educacional existente para dimensionar um curso dentro de uma plataforma virtual de ensino.

Contudo, com o passar dos anos e a popularização da educação a distância, os métodos foram evoluindo e uma nova “roupagem” foi adquirida.

Em outras palavras, há um termo que define melhor a aplicação atual de estratégias educacionais em plataformas EaD: metodologias ativas.

Seja como for, o significado e aplicação acabam sendo as mesmas.

Afinal, o objetivo e o resultado final são iguais:

  • interação do aluno com o tema de estudo;
  • protagonismo do estudante dentro da sala de aula virtual;
  • motivação e engajamento com o conteúdo oferecido.

As metodologias EaD tem como missão tornar o ensino mais atrativo, variando formatos e, também, organizando ele em uma ordem lógica e didática.

Como resultado, as aulas que ocorrem no modelo remoto são, necessariamente, diferentes dos encontros presenciais.

Nesse sentido, para isso acontecer, recursos de plataformas como o Moodle são decisivos na aplicação assertiva das estratégias.

Até porque, o objetivo é instigar o aluno a refletir sobre o assunto proposto, gerando indagações para que ele possa aprender de maneira mais fluida e natural. 

A aplicação desse tipo de metodologia é muito vantajosa e pode funcionar muito bem nas aulas em formato EaD. 

Elas ajudam a manter a disciplina dos alunos e tornam a aula muito mais dinâmica. 

Quais os benefícios de aplicar metodologia EaD no ensino a distância?

Em suma, podemos destacar algumas vantagens da aplicação de metodologias EaD no ensino a distância.

Algumas delas são:

  • Maior dinamismo das aulas, módulos e cursos;
  • Ensino colaborativo, com os estudantes ajudando uns aos outros;
  • Redução da evasão escolar, especialmente em escolas técnicas e universidades;
  • Aumento da autonomia do aluno em seu aprendizado diário;
  • Elevação do pensamento crítico com atividades que estimulam os estudantes;
  • Protagonismo no ensino em todos os momentos, aumentando também o senso de responsabilidade. 

Quais as principais metodologias EaD e como aplicar?

Metodologias EaD e metodologias ativas, como você viu, se confundem atualmente.

Ambas são estratégias que funcionam perfeitamente no ensino remoto e que precisam dos recursos de plataformas EaD para funcionar.

Logo, se dimensionadas da maneira correta e dentro da melhor ferramenta, elas podem ser usadas para todo modelo de negócio.

Ou seja, as principais metodologias EaD podem tanto ser aplicadas em instituições de ensino como em empresas.

Abaixo, selecionamos 5 das principais metodologias ativas e explicamos como elas podem ser aplicadas.

Confira:

Sala de aula invertida

Essa é uma das metodologias mais populares em escolas técnicas e universidades.

Afinal, a sala de aula invertida é uma estratégia muito eficaz para instituições que aplicam o modelo híbrido de ensino.

Ou seja, o formato onde os encontros são ora presenciais, ora remotos.

Em resumo, o seu funcionamento é bem simples. Isso porque o professor pode previamente disponibilizar na plataforma EaD materiais para os alunos.

Consequentemente, a turma pode estudar e consultar os conteúdos de forma antecipada.

Ainda no encontro online, podem haver momentos para debates sobre os temas ou tirar dúvidas diretamente com o professor.

Aliás, isso pode ocorrer tanto por webconferência com ferramentas integradas, como através de chat.

Assim sendo, o momento da aula presencial pode ser tanto para realização de atividades, como para apresentação de trabalho ou exames de avaliação.

Essa metodologia EaD funciona muito bem pois tira do professor a obrigação de ser “palestrante” ou a única pessoa que detém o conhecimento.

Como resultado, o aluno aqui já assume protagonismo no seu aprendizado.

Ou seja, caberá a ele absorver tanto conteúdo quanto for possível para o momento da tarefa presencial em sala de aula.

Estudos de caso

Estudos de casos são uma das estratégias favoritas para o e-learning corporativo.

Afinal, há diversas situações na rotina de um negócio que merecem uma análise profunda. E isso pode acontecer entre os times ou nos squads de trabalho.

Só para exemplificar, podemos pensar numa área de atendimento ao cliente.

Analisar o caso de algum consumidor insatisfeito, estudando seu comportamento e o atendimento dado são essenciais para melhorar os processos da organização.

E dentro de uma plataforma EaD isso pode ser dimensionado de maneira inteligente.

Para isso, você pode utilizar diversos recursos que servirão para expor o caso e também para agregar conteúdos de apoio.

Além de incentivar o trabalho em equipe (algo essencial para o bom andamento de um negócio), você estará buscando também a solução para o problema.

E, ao fazer isso dentro de uma ferramenta EaD, você otimiza o tempo das equipes. 

Em outras palavras, não será necessário reunir todos ao mesmo tempo, comprometendo as atividades da rotina.

Cada um no seu ritmo, dentro do prazo determinado, poderá estudar o caso e contribuir, etapa por etapa, para que esse problema não mais se repita na sua empresa.

Debates online

Essa é uma das metodologias EaD que mais ajudam a tornar a aula uma experiência muito mais engrandecedora.

Afinal, estimular o pensamento crítico e a vida em sociedade é uma das principais vantagens da aplicação desse tipo de estratégia no ensino remoto.

É algo que funciona muito bem na educação infantil, universidades e cursos técnicos. E para fazer isso não tem mistério.

Os temas podem ser variados e tudo dependerá de onde é aplicado. 

Em escolas, a prática pode ser sobre assuntos atuais. Universidades podem trazer desafios que serão possivelmente encontradas no trabalho — assim como as escolas técnicas.

Seja como for, para que todos tenham condições de contribuir, o professor pode trazer o mesmo tema para a turma inteira, mas separar em pequenos grupos de até 4 ou 5 alunos.

Desse modo, por meio de videochamadas, é possível iniciar os debates online de forma prática.

É mais uma maneira de dar protagonismo aos estudantes. Afinal, eles precisarão pesquisar sobre o tema para trazer mais dados que enriqueçam a conversa.

Por sua vez, o professor irá atuar como um mediador.

Por exemplo, ele pode entrar em cada grupo por alguns minutos para ver o status do debate ou, então, trazer algum dado ou informação que facilite a discussão para aqueles alunos.

Ao final das conversas, um resultado pode ser apresentado para a turma toda, podendo ser tanto uma opinião sobre o tema como alguma proposta de melhoria.

Design Thinking

O design thinking é uma das metodologias EaD ativas mais interessantes.

Ele funciona muito bem dentro de universidades corporativas, mas também se aplica no meio acadêmico, em universidades, especialmente nos últimos semestres.

Afinal, essa estratégia envolve um conjunto de ideias e insights para resolver algum problema existente.

Em outras palavras, busca a solução de alguma questão por ângulos diferentes e caminhos inovadores.

Só para ilustrar, vamos voltar ao exemplo que demos na metodologia EaD de estudos de caso.

Lá, a proposta era trazer todos os envolvidos na operação de atendimento aos consumidores para analisar um problema.

Contudo, como o design thinking propõe analisar a questão por diferentes perspectivas, o que fazer?

Para tornar as ideias ainda mais férteis, que tal envolver colaboradores de outras áreas que também têm contato com clientes para encontrar a solução para esse gap no processo?

Pessoas com visão de fora muitas vezes enxergam melhor a situação e trazem insights para a análise.

Nesse sentido, para resolver o problema do exemplo que abordamos, engajar pessoas de marketing e vendas pode ser uma excelente solução.

Como colocar em prática?

Dentro da UC, exponha o problema de forma didática, podendo até mesmo recorrer a outra ótima metodologia EaD, o microlearning. Com vídeos curtos e de valor, você faz a exposição do caso.

Logo após, traga o que isso acarretou de problema e o que a empresa espera com esse treinamento ou role play. No caso, aqui, a correção do processo.

Depois, dentro biblioteca e midiateca do Moodle, você pode munir seus colaboradores com bons conteúdos. 

Por fim, defina etapas e pequenas entregas ao longo do projeto para que, ao concluir, algo consistente seja de fato apresentado aos gestores.

Aplicar essa metodologia é ainda mais eficiente — e necessária — em empresas que atuam no formato de teletrabalho ou que têm filiais espalhadas em diversos lugares.

Gamificação, um capítulo à parte nas metodologias ativas

A gamificação está longe de ser algo passageiro ou, então, pontual dentro da educação a distância.

Com o passar dos anos, ele se tornou um diferencial, especialmente quando falamos do EaD corporativo.

Em síntese, gamificar o AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, significa o acréscimo de elementos e estratégia de jogos às aulas.

Só para exemplificar, você pode, ao longo do conteúdo, adicionar recursos como pontuações, emblemas, classificação, entre outros.

Gamificar o ambiente Moodle serve para:

  • aprender alguma metodologia nova de trabalho;
  • treinamento acerca de alguma ferramenta importante;
  • combinar com metodologias como estudos de caso ou design thinking, entre outros.

Quais os benefícios da gamificação para as empresas?

  • Maior retenção. É mais fácil o aluno reter o conteúdo por conta da natureza repetitiva da gamificação. Isso leva à prática e ao reforço do que aprendeu.
  • Controle sobre o progresso. A gamificação ajuda gestores a identificar mais claramente a evolução sobre o conteúdo oferecido. Só para ilustrar, elementos como barra de progresso de nível ou pontuação facilitam esse trabalho.
  • Melhor experiência de aprendizagem. Ter que lidar com a rotina de trabalho, mais o curso ou treinamento de uma universidade corporativa, tende a gerar sobrecarga aos colaboradores. Por isso, uma abordagem mais leve pode ser o diferencial que faltava.
  • Estímulo para criatividade. Resolver problemas ou qualificar processos nem sempre são fáceis de fazer. Por isso, a gamificação é crucial para ajudar os alunos a “pensarem fora da caixa”.

Como gerenciar a gamificação do EaD nas empresas?

Para que essa metodologia EaD seja efetiva dentro do e-learning empresarial, é necessário gestão.

Em outras palavras, controlar a estratégia, mensurar e melhorá-la o tempo inteiro.

Para isso será preciso:

  • Quantificar a aprendizagem. Com ensino mais leve através da gamificação, ficará mais fácil aos funcionários identificarem oportunidades para si na empresa e crescer na carreira.
  • Criar recompensas. Isso irá aumentar as chances dos colaboradores se engajarem com os treinamentos, reduzindo a curva de aprendizagem e acelerando a aplicação na rotina de trabalho daquilo que foi aprendido.
  • Competição amigável. Com os elementos certos você consegue estimular uma competitividade saudável que irá contribuir para elevar a produtividade e engajamento dos funcionários com o treinamento e as tarefas do dia a dia.

Como gamificar o EaD?

Em suma, a gamificação de uma plataforma EaD como o Moodle é simples de ocorrer.

E isso se dá através de plugins Moodle voltados para a estratégia. Só para ilustrar, alguns dos elementos que podem ser aplicados ao seu curso Moodle são:

  • Atribuição automática de pontos após a conclusão de alguma tarefa;
  • Tabela de classificação com as pontuações obtidas somadas;
  • Exibição do nível atual e da barra de progresso do treinamento;
  • Disponibilização de emblemas após a finalização de algum módulo;
  • Criação de questionários através de jogos interativos, entre outros.

Consultoria Moodle para aplicação de metodologia EaD no ensino

Aplicar metodologias EaD no seu projeto educacional não precisa ser uma dor de cabeça.

Para sua instituição de ensino, escola criativa ou empresa, conte com a consultoria Moodle completa da Criativa EaD.

Nós ajudamos você a dimensionar o seu projeto educacional na ferramenta virtual de ensino mais utilizada no mundo inteiro.

Isso inclui a customização e personalização do ambiente virtual, como também a instalação, adaptação ou criação de plugins Moodle.

Conte com todo nosso suporte técnico para instalar, hospedar e atualizar o Moodle.

Faça as integrações necessárias com as principais ferramentas e ainda tenha treinamentos exclusivos para extrair o máximo do sistema.

Pronto para mudar a realidade de alunos e colaboradores com metodologias EaD dentro do Moodle?

Então fale ainda hoje com nosso time de especialistas e saiba como começar.

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