Quais as principais ferramentas do Moodle?

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - Quais as principais ferramentas do Moodle

Ter conhecimento sobre as diversas formas de uso das ferramentas do Moodle trazem diversas vantagens para promover o ensino a distância. São opções que facilitam a comunicação entre professores, tutores e alunos, permitem a interação entre turmas, aplicam avaliações, armazenam dados, analisam desempenhos, entre outras alternativas que potencializam a sala de aula virtual, a interação entre os participantes, o desenvolvimento das disciplinas e toda a didática do seu curso online.

Então, toda vez que alguém perguntar sobre qual a melhor plataforma de ensino à distância, certamente o Moodle vai aparecer como uma das mais famosas, presente em muitos países.

E a procura por essa modalidade de ensino só aumenta. Com as plataformas EaD, o ensino se tornou mais acessível e democrático em todas as esferas. 

Modelos de ensino beneficiados pelas ferramentas do Moodle

No ensino fundamental e médio, a plataforma EaD do Moodle viabiliza o término dos estudos para quem não conseguiu concluir o ensino básico ou ainda funciona como uma forma de complementar o ensino presencial nas escolas.

Para cursos livres e preparatórios, o Moodle serve muito bem para quem busca aperfeiçoamento em uma área de trabalho ou um curso preparatório para concursos. 

Até para oferecer treinamentos especializados a colaboradores, o Moodle é uma excelente alternativa, pois o colaborador consegue definir o melhor horário para estudar. 

Já nos cursos técnicos, essa plataforma EaD é ideal para quem busca uma qualificação para entrar no mercado de trabalho.

E os cursos de graduação e pós-graduação também estão usando o Moodle para oferecer ensino a distância, com o mesmo reconhecimento do formato presencial e validados pelo MEC.

Ou seja, quando bem estruturado, as ferramentas do Moodle podem beneficiar a propagação do conhecimento.

Quais benefícios o Moodle proporciona com tudo isso?

  • Flexibilidade para o aluno o assistir às aulas quando, onde e como quiser.
  • Economia para o estudante investir no curso ideal para o seu futuro, com valor de mensalidades mais atrativo.
  • Comodidade, já que o aluno pode estudar no seu próprio ambiente e de acordo com a sua disponibilidade de tempo.
  • Inovação que proporciona o conhecimento de forma mais atrativa, por meio de vídeos, jogos e conteúdos interativos.
  • Credibilidade, por meio de certificação, valorizando o conteúdo transmitido pelo ensino a distância.

Principais ferramentas disponíveis no Moodle

Por se tratar de uma plataforma EaD com um software livre, superversátil e de fácil personalização, o Moodle já vem com diversos temas disponíveis, que se encaixam perfeitamente aos mais variados modelos de cursos online, e plugins capazes de incorporar novas funções de acordo com as suas necessidades.

É por meio do seu AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que acontece toda a comunicação virtual entre professores, tutores e alunos para criar e consumir conteúdos EaD. 

É onde vai realizar atividades do seu curso online, corrigir provas, acompanhar progresso e evasão de alunos, discutir sobre o conteúdo, emitir certificados online e muito mais.

E nada como conhecer melhor as principais ferramentas do Moodle. Com o domínio delas, a otimização do seu AVA, deixando-o mais atrativo, simples e dinâmico.

E com a nossa consultoria, garantimos todo esclarecimento de dúvidas para começar a estrutura do seu curso online do jeito certo.

Vamos às ferramentas!

O Moodle tem uma grande variedade de ferramentas disponíveis, que podem tornar a experiência do ensino a distância ainda melhor.

Com elas, é possível compartilhar materiais, ter listas de discussões, aplicar provas, realizar pesquisas, revisar tarefas, registrar notas e muito mais.

E todas elas podem ser acessadas e monitoradas pelos professores de acordo com seus objetivos didáticos.

Por isso, estar familiarizado com essas ferramentas é essencial para conduzir o curso online e orientar os alunos no desenvolvimento da disciplina.

Cada uma dessas ferramentas têm suas particularidades e podem ser ou não utilizadas juntas. 

Veja a lista de ferramentas que separamos para você analisar e utilizar as que mais se combinam com a sua realidade:

Chat

O chat é uma ferramenta que possibilita a conversação entre os participantes, em tempo real. E tudo fica registrado no histórico de mensagens, caso haja a necessidade de resgatar algum assunto discutido ali num momento posterior.

Fórum

O fórum é ideal para a interação entre todos os alunos de um curso online, podendo criar tópicos de debate, inserir arquivos, receber notificações por e-mail e até configurar a avaliação das mensagens. E toda a mediação das discussões é realizada e assegurada por professores e tutores.

Lição

A lição é um recurso que permite a inserção de conteúdo e questões em formatos variados, que ajudam os alunos a manter os estudos em dia. Pode ser configurada para que, a cada resposta escolhida, os alunos sejam direcionados para determinado conteúdo. Tudo isso, seguindo uma sequência não linear determinada pelos resultados alcançados.

Tarefa

A tarefa nada mais é que as atividades dos alunos que são submetidas à avaliação dos professores. Para isso, cada uma delas pode ser enviada por meio de arquivos de texto online ou offline. O importante é a manutenção do aprendizado constante e da conexão com o curso.

Questionário

O questionário é um recurso de composição de perguntas com respostas pré-determinadas e corrigido automaticamente pelo sistema com base em um gabarito previamente definido pelo professor.

Pode ser configurado para que as questões sejam arquivadas por categorias em uma base de dados, e também contar com período de disponibilização, feedback automático, notas, entre outras categorias.

Wiki

O wiki é uma ferramenta interativa de construção de conteúdo didático, que permite os alunos criarem documentos de forma coletiva, semelhante ao Wikipédia. Todo participante do curso pode desenvolver o conteúdo, sendo forma poderosa para o incentivo do estudo colaborativo.

Diretório de arquivos

O diretório de arquivos é o espaço virtual onde é possível a criação de pastas pelos professores. Lá, cada pasta pode receber um número de arquivos relacionados, com conteúdos de apoio para as aulas em diversos formatos, facilitando a experiência.

Glossário

O glossário ajuda os participantes a visualizar e inserir termos e suas respectivas definições, assim como um dicionário, só que com a colaboração de comentários. Com ele, é possível criar, de forma automática, links para os termos alocados nele.

Pesquisa

A pesquisa é uma ferramenta que auxilia os professores na elaboração de perguntas e na realização de buscas com os alunos para que eles opinem e tomem decisões sobre determinado tema. A pesquisa ajuda na interação, comunicação e avaliação dos alunos dentro do sistema.

Base de dados

A base de dados é uma ferramenta colaborativa que possibilita aos alunos criar, atualizar, consultar e exibir registros sobre diversos temas para que fiquem disponíveis a todos.

E os professores ainda podem configurar essa base de dados para aguardar sua moderação antes de ficar disponível aos alunos.

Laboratório de avaliação

O laboratório de avaliação serve para a criação de um texto online ou de um arquivo enviado, que podem ser avaliados por professores, mediante formulários de avaliação construídos por eles.

Personalização 

A personalização é uma ferramenta que permite levar a identidade visual do seu curso para dentro dos espaços virtuais, tornando a experiência do ensino à distância mais completa. Através dos temas, conseguimos mudar o visual da sua plataforma EaD, e o Moodle já oferece diversas opções prontas para deixar tudo personalizado. Já os plugins permitem levar novas funções para a plataforma de acordo com as necessidades da sua estratégia de negócio. 

Integração

A integração certificada é um complemento poderoso que dá credibilidade ao curso online oferecido, estendendo esse ecossistema de ensino a distância. Essas integrações são instaladas facilmente na plataforma EaD e aprimoram ainda mais sua funcionalidade. Ou seja, para a necessidade de cada curso existe uma certificação, com soluções que se integram perfeitamente à plataforma, como:

BigBlueButton

O BigBlueButton é uma solução de conferência via web de código aberto para aprendizado online que fornece compartilhamento em tempo real de áudio, vídeo, slides, quadro branco, bate-papo e tela. Ele também permite que os participantes participem das conferências com suas webcams e convidem oradores convidados.

Intelliboard

O IntelliBoard fornece aos usuários corporativos e educacionais do Moodle ferramentas que aprimoram seus relatórios e análises. Ele extrai os dados estatísticos coletados e os apresenta em um único painel, como tabelas, gráficos e relatórios formatados e fáceis de ler, estéticos e imprimíveis.

Zoom

O Zoom é uma plataforma de videoconferência e webconferência das mais utilizadas no mundo, e dá aos usuários autorizados a capacidade de hospedar reuniões online e webinars. Através de plugins específicos, é possível fazer uma integração completa com o Moodle, viabilizando a criação, sincronização, avaliação e backup/restauração de reuniões e webinars.

Google G Suite

Através do G Suite for Education, o Google oferece uma ampla variedade de ferramentas voltadas para a produção colaborativa, organização e comunicação entre alunos e professores, com possibilidade de excelente integração com o Moodle. Entre as principais ferramentas oferecidas estão o Documentos, Apresentações, Planilhas, Drive, Gmail e o Google Meet.

Responsividade

A responsividade é o diferencial que faz da experiência do ensino a distância algo ainda mais inclusivo e completo. Seja no computador, no tablet ou no celular, o Moodle oferece temas que se adaptam a cada um deles, possibilitando aos alunos que acessem suas aulas quando e onde quiserem.

Learning Analytics

O Learning Analytics é uma ferramenta que utiliza o aprendizado de máquina para fazer previsões sobre o sucesso futuro do ensino com base nas atividades passadas dos alunos. Mensura e analisa os dados, como estatísticas de engajamento, que permitem otimizar a aprendizagem e até prever a evolução dos alunos. 

E tudo fica mais fácil com a possibilidade de aplicar análises e previsões a cursos, categorias e professores específicos. Sem falar também pode mover o processamento do modelo para um servidor separado, para que não afete o desempenho do seu site Moodle.

Certificado

O certificado é uma forma de comprovar a evolução do conhecimento na vida dos alunos. A plataforma Moodle já conta com uma grande quantidade de plugins que permitem a criação de certificados simples ou personalizados no seu curso. 

Agora, as ferramentas já estão nas suas mãos. Acreditamos que, com essas informações, o Moodle se torne uma plataforma capaz de tornar cada aula do seu curso online um evento de sucesso.

E nós podemos facilitar ainda mais o seu trabalho com a Criativa EaD, habilitando a hospedagem, instalando e configurando a sua plataforma de ensino a distância, aplicando sua identidade visual e ainda disponibilizando suporte completo, treinamentos e consultorias.

Diversas empresas e instituições de ensino já entenderam que uma plataforma EaD bem estruturada não só aumenta a base de alunos, como chega ao mercado como uma alternativa de negócio.

É caso do Crescer IDEB, que você pode conferir no site da Criativa EaD. Com eles, elaboramos um projeto com personalização completa do Moodle e toda sua lógica pedagógica.

Então, saia já na frente da concorrência e construa conosco uma plataforma de ensino a distância capaz de revolucionar a sua forma de dar aulas e desenvolver o seu negócio.

Basta entrar em contato, pedir um orçamento e começar a tirar seu curso online do papel com quem é especialista em plataformas EaD de alta qualidade e planejadas para seu curso online ir além.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×