Moodle nas empresas: como o EaD ajuda a qualificar colaboradores e processos?

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - Moodle nas empresas: como o EaD ajuda a qualificar colaboradores e processos?

O uso do Moodle nas empresas é uma forma inteligente e estratégica de qualificar pessoas e processos continuamente.

Acima de tudo, implementar uma plataforma EaD dentro das organizações significa elevar a produtividade e garantir resultados melhores no futuro.

Seja para colaboradores novos, seja para entendimento dos produtos vendidos ou de processos, não importa. O Moodle nas empresas é uma boa prática de gestão, e você precisa entender isso o quanto antes.

Entretanto, para aproveitar os benefícios, é necessário dar alguns passos para trás. Nesse sentido, como construir um bom ambiente de aprendizagem? Quais os benefícios que isso traz na prática?

E como ter o Moodle dentro das organizações e extrair o melhor dele?

Essas e outras perguntas, passaremos a responder a partir de agora.

Como aplicar o Moodle nas empresas?

O EaD cresce no Brasil inteiro em universidades, cursos técnicos, cursos livres… No meio corporativo, a realidade é a mesma.

Afinal, devido a sua alta flexibilidade, o Moodle supre as necessidades que as organizações possuem em diversos momentos.

Nesse sentido, o uso da plataforma virtual de ensino atua no treinamento e capacitação de colaboradores. E também na melhoria de processos internos e externos.

Seu uso, cada vez mais popularizado no meio corporativo, faz ainda mais sentido por conta da pandemia de Covid-19 no Brasil. 

Em primeiro lugar, porque forçou todos a trabalharem de casa. Ao mesmo tempo, a demanda por melhorias nos processos e qualificação de time não cessou.

Em segundo lugar, porque muitas empresas viram as vantagens do home office e passaram a contratar profissionais de todos os lugares do país.

E, de maneira idêntica, eles precisam de capacitação. 

Mas, como fazer isso se a empresa fica em um Estado e o colaborador em outro? Com a aplicação do Moodle nas empresas, claro.

Não importa o segmento, tamanho da empresa ou necessidade. O EaD existe para qualificar e potencializar processos e pessoas, desde que aplicado da maneira correta.

E isso pode acontecer de forma simples. Por exemplo, disponibilizando os cursos ou treinamentos dentro da intranet da empresa. Especialmente para o onboarding de novos contratados.

Porém, se o objetivo é educar o cliente, sem problemas. Assim que um produto ou serviço for adquirido, que tal disponibilizar um treinamento para o consumidor?

Assim, as empresas conseguem provar o valor do que foi vendido mais rapidamente. Ao mesmo tempo, trabalham para evitar churn (cancelamento), algo crucial especialmente para quem vende SaaS (Software as a Service, ou software como serviço).

Exemplos de aplicação do Moodle no meio corporativo

Só para exemplificar, esses são alguns casos de uso do Moodle nas empresas.

  • Onboarding de novos colaboradores (realizado pela área de RH);
  • Treinamento sobre produtos, clientes e processos em vendas;
  • Treinamento para conformidades (aplicado pela área de qualidade);
  • Capacitação de parceiros revendedores;
  • Boas práticas em termos de segurança do trabalho;
  • Testes dentro do processo de recrutamento e seleção de novos funcionários;
  • Políticas de compliance;
  • Universidade corporativa. Aqui, tanto com cursos grátis para clientes, como para transformá-la em um produto vendável no mercado, criar marketplace, entre outros.

Benefícios do Moodle para as empresas

Há algum tempo as empresas perceberam que faz muito sentido investir no desenvolvimento de seus colaboradores. Assim sendo, ao falarmos dos benefícios do Moodle nas empresas, aqui percebemos o primeiro.

Qual? A criação de uma cultura de aprimoramento constante, claro. E tudo isso dentro de um ambiente virtual de aprendizagem em código aberto.

Mais do que isso, essa prática oferece um espaço para a construção de uma comunidade. Esta, por sua vez, atua para compartilhar conhecimento, boas práticas e aprimorar e acelerar o ensino na empresa.

Em outras palavras, trata-se de uma verdadeira revolução. Afinal, o e-learning corporativo mostra-se uma ferramenta poderosa.

É um instrumento que, quando aplicado corretamente, qualifica os processos e as competências internas. Como resultado, isso se reflete na entrega final ao cliente.

Especialmente em termos de padronização e qualidade daquilo que é vendido, por exemplo.

Além disso, ao aplicar o Moodle nas empresas, não pense apenas no uso interno. Educar clientes e o mercado pode ser uma maneira de conseguir aumentar os resultados e o lucro. 

Ou seja, pense a plataforma EaD de maneira estratégica e no centro do crescimento dos negócios. Afinal, se você conseguir tornar seus potenciais clientes mais maduros através da educação virtual, será mais fácil vender para eles.

Aplicação de trilhas de aprendizagem

Primordialmente, uma das ações mais estratégicas que se pode fazer com Moodle nas empresas é a aplicação de trilhas de aprendizagem.

Antes de tudo, é preciso esclarecer o que isso significa. Essa é uma estratégia que visa o alinhamento de dois objetivos dentro de uma organização. 

  1. As metas de desenvolvimento pessoal que cada colaborador possui;
  2. Os resultados que as empresas desejam atingir.

Ou seja, é diferente de apenas um mero treinamento. Isso porque tratam-se de experiências de ensino planejadas.

Não necessariamente seguem uma ordem pré-determinada. Além disso, de modo geral estão vinculadas ao desempenho de alguma função específica dentro da empresa.

Sobretudo, é um método que, como nenhum outro, coloca o colaborador como protagonista. Sempre, claro, levando em conta os objetivos e necessidades da empresa.

Afinal, é o funcionário que concebe sua trilha. E faz isso considerando aspirações, desejos, conhecimento atual e metas alinhadas com a gestão.

Em suma, o processo de trilhas de aprendizagem com o Moodle nas empresas se dá em 3 níveis.

  • Indivíduo. Aqui é onde primeiro se manifesta o processo de aprendizagem. Afinal, é preciso respeitar as peculiaridades de cada um, oferecendo opções de caminho a trilhar;
  • Grupo. É onde a aprendizagem pode ser um processo social. Em outras palavras, algo compartilhado por um setor ou equipe dentro da empresa;
  • Organização. Nível mais alto de uma instituição. Ou seja, o estágio final onde a aprendizagem é compartilhada por todo o quadro da empresa. É provável que se reflita na estrutura, regras e procedimentos internos.

Como aplicar o Moodle nas empresas?

Tenha uma consultoria Moodle completa para aplicar a plataforma EaD na sua empresa. Conte com suporte técnico e pedagógico para aprimorar o conhecimento de colaboradores e times, e ajudar a educar o seu cliente.

A Criativa EaD hospeda e atualiza o Moodle para você. Também personalizamos a ferramenta para deixá-la com a cara do seu negócio e oferecemos treinamentos completos sobre a ferramenta para gestores e colaboradores.

Ou seja, o ambiente de sua universidade corporativa e sua empresa serão um só, com a identidade visual da sua empresa. E isso vai gerar valor para seus times e seus consumidores.

Aproveite plugins personalizados ou criados do zero para agregar ainda mais qualidade e diversidade ao conhecimento oferecido.

O Moodle nas empresas é estratégico. Investir nas pessoas faz sentido e é rentável a curto, médio e longo prazo.

Vamos começar uma cultura de educação e aprimoramento constante, assim como a Crédito Real fez?

Então fale com a nossa equipe de especialistas e saiba os próximos passos!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×