8 estratégias para aumentar o engajamento do aluno no Moodle

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Criativa EaD - 8 estratégias para aumentar o engajamento do aluno no Moodle

Sem dúvida alguma, aumentar o engajamento do aluno no Moodle é uma das principais missões que professores e gestores de curso possuem.

Especialmente se estivermos falando de grandes turmas ou cursos.

Afinal, a evasão dos estudantes é um desafio constante do ensino a distância.

Entretanto, essa tarefa não precisa ser uma dor de cabeça quando você conta com a tecnologia e os recursos certos.

Em outras palavras, há uma série de estratégias que, aplicadas com as ferramentas corretas, ajudam a elevar o engajamento do aluno no Moodle.

O certo é que tudo passa por um ambiente virtual de aprendizagem estimulante, atrativo, amigável e que dê autonomia para os estudantes aprenderem.

Mas, como isso ocorre na prática? Instituições de ensino e empresas conseguem, através dos recursos do sistema, envolver os alunos de que maneira?

Essas e outras perguntas passaremos a responder a partir de agora no artigo de hoje.

Fique com a gente para conferir.

Em primeiro lugar, o que é um ambiente virtual de aprendizagem?

Antes de tudo, precisamos entender alguns conceitos básicos. E o principal deles diz respeito ao significado de ambiente virtual de aprendizagem

Em síntese, podemos dizer que o AVA é a simulação de uma sala de aula real inserida no contexto do digital.

Ou seja, trata-se de uma sala de aula virtual que, para existir, precisa ser criada e configurada dentro de uma plataforma EaD como o Moodle.

De modo geral, esses ambientes podem ser criados por qualquer pessoa que tenha conhecimento técnico sobre o assunto.

Por exemplo, no Moodle é comum fazer isso usando uma das diversas opções de temas que a comunidade disponibiliza.

Seja como for, é justo dizer que o engajamento do aluno no Moodle passa decisivamente pela construção do AVA.

Afinal, muitos são os recursos que podem estar dentro deste ambiente virtual para tornar a aprendizagem um processo mais lúdico, instigante e assertivo.

Um bom AVA deve sempre oferecer recursos como aulas em vídeo (seja gravado, seja via webconferência), chats, fóruns, biblioteca e midiateca virtuais, entre outros.

A saber, com as ferramentas do Moodle, você pode criar ambientes para todo tipo de necessidade.

Ou seja, escolas, cursos técnicos EaD, universidades corporativas, faculdades, escolas criativas, entre outros podem apoiar-se nas funcionalidades do sistema para ensinar de forma remota e estimulante.

Como customizar o AVA para aumentar o engajamento dos alunos no Moodle?

Agora que você já entendeu o que significa ambiente virtual de aprendizagem, hora de saber como ele pode ser customizado e personalizado.

Nesse sentido, precisamos falar sobre os temas para Moodle, pois são eles que contribuem de maneira decisiva para o engajamento do aluno dentro da plataforma.

Afinal, é através deste recurso que é possível personalizar o design do curso. E isso ocorre por meio de artifícios visuais, cores e layouts atrativos. 

Contudo, para acertar na escolha e optar pelo melhor tema, é preciso dar alguns passos para trás.

Em outras palavras, é necessário dimensionar muito bem o seu projeto educacional, conhecendo também o perfil dos estudantes.

Isso determinará quais características são imprescindíveis dentro do seu AVA.

Design responsivo para todo tipo de dispositivo? Telas mais limpas? Cores e fontes especiais?  

A saber, há temas que se adequam melhor para distintos segmentos, como instituições de ensino e empresas, por exemplo.

De todo modo, como o Moodle tem uma comunidade criativa engajada, há ainda a opção tanto de adaptar os temas existentes para o seu AVA, como criá-los do zero.

Seja como for, essa é a primeira escolha decisiva para manter os alunos engajados no Moodle.

Facilitar o acesso à informação, dar visibilidade para os recursos e tornar a experiência de navegação amigável são itens indispensáveis aqui.

Como aumentar o engajamento do aluno no Moodle todos os dias? Confira 8 estratégias

Ambiente virtual criado e customizado. E agora? Bem, para de fato aumentar o engajamento do aluno no Moodle, precisamos falar do conteúdo.

Mais especificamente do seu formato e distribuição. Até porque, há diversos tipos de cursos e perfis de alunos, certo?

Assim sendo, algumas metodologias fazem todo sentido quando falamos da educação EaD.

Ao cruzar a análise do perfil do estudante, os conteúdos propostos e também as metas e objetivos de cada negócio, chega-se às estratégias certas para engajar o aluno no Moodle.

Afinal, aqui estamos falando de negócio, certo? De nada adianta vender um curso – ou parte dele – se os alunos não conseguem concluí-lo.

Além de perder este estudante, você deixará de ganhar novos que poderiam ser indicados pelos concluintes.

Então, mais do que nunca, engajar os alunos têm a ver com ROI, o chamado “retorno sobre o investimento” de quem está ofertando a capacitação.

Logo, para ajudar você, separamos 8 estratégias que irão envolver os estudantes com os conteúdos que você oferece.

1. Aulas multimídia 

Sem dúvidas, trata-se de uma ótima ideia utilizar os recursos nativos – e também os integrados – do Moodle para diversificar os formatos dos conteúdos.

Assim sendo, invista em aulas multimídias. Crie vídeos (de preferências curtos, com legendas e seguindo as boas práticas do microlearning).

Grave áudios ou podcasts. Disponibilize eBooks, infográficos, slides interativos, artigos acadêmicos, entre tantos outros.

Se for possível, tente colocar um mesmo conteúdo em diferentes formatos.

Assim, você terá a capacidade de medir qual teve maior adesão, mostrando o formato mais indicado para cada turma ou aluno.

2. Ensino colaborativo

Promover a colaboração entre os estudantes por meio de fóruns e atividades de grupo é outra estratégia válida para engajamento no EaD.

Por exemplo, por meio do recurso de fórum do Moodle é possível estimular a participação para uma resposta pessoal, de avaliação ou autorreflexão sobre o conteúdo oferecido.

Por meio dos grupos, oficinas ou até mesmo através de uma Wiki, uma boa alternativa é incluir atividades que estimulem o uso da imaginação para estudos de casos e solução de problemas.

3. Gamificação do EaD

A gamificação do Moodle é um dos recursos mais completos na missão de envolver os estudantes.

Em síntese, essa metodologia ativa é basicamente autoexplicativa. Afinal, trata-se do emprego das dinâmicas e mecânicas de jogos para engajar as pessoas que estão inseridas no AVA.

E isso pode ser feito por meio de plugins direcionados exclusivamente para a estratégia.

Além disso, você pode gamificar um conteúdo, módulo ou curso inteiro – fica a seu critério.

Sua aplicação é muito comum especialmente no EaD para educação infantil e em universidades corporativas.

Seu uso é estratégico tanto para superar a evasão de estudantes como para vencer a falta de cumprimento de prazos estabelecidos ao longo dos cursos ou módulos.

Através de missões e desafios propostos, é possível tornar a tarefa de aprender muito mais lúdica e até mesmo divertida.

Em resumo, a gamificação do Moodle inclui alguns recursos como:

  • ambientes diferenciados;
  • distintivos;
  • liberação de conteúdos por pontos;
  • personagens;
  • pontuação e ranking entre alunos;
  • prêmios, entre outros.

Só para ilustrar, alguns dos plugins de gamificação disponíveis – que podem, se necessário, ser adaptados para seu projeto educacional – são:

  • Badges (medalhas). O estudante ganha uma medalha sempre que cumprir uma atividade;
  • Game. Plugin que permite a criação de jogos para complementar o ensino oferecido;
  • Level Up. Faz a liberação de conteúdos aos alunos que atingirem um determinado objetivo;
  • Ranking. Exibe o ranqueamento dos estudantes depois de terem sido cumpridos diversos requisitos;
  • Quiz Adventure. Flexível, é comum ser associado a questões criadas no módulo questionário do Moodle.

4. Feedbacks

Fornecer feedback ao longo do curso é uma das principais ações que um professor pode realizar.

E eles podem ocorrer ao final de um semestre, módulo ou atividade realizada.

Independente da frequência ou do tamanho, essa é uma das ações primordiais para manter o engajamento do aluno no Moodle, algo crucial para a sua motivação.

Quando falamos de treinamentos corporativos EaD, então, essa segue sendo uma verdade.

Entretanto, o processo, aqui, precisa ser escalável. Para tal, ele deve ser simples, direto e acessível.

Se a ideia for fazer isso de forma síncrona, dois bons recursos aqui são as videochamadas e o chat.

Mas, se for de maneira assíncrona, e-mail ou alguma postagem privada em um tópico de fórum podem ser a solução.

Ah, já que o assunto é feedback, estabeleça uma via de duas mãos. 

Em outras palavras, disponibilize um canal para que o aluno avalie a qualidade dos conteúdos oferecidos na sala de aula virtual.

Por exemplo, isso pode se dar por meio de um formulário de pesquisa que seja fácil e rápido de preencher e que também permita uma análise qualitativa.

Desse modo, você conseguirá otimizar seus próximos conteúdos, abordagem e formas de aplicar avaliações – sejam elas individuais, seja coletivas.

5. Controle das metas e objetivos

Que tal utilizar um plugin que ao mesmo tempo que dá autogerenciamento para os alunos permite que eles acompanhem a conclusão de suas metas?

Este é o caso de um dos recursos padrões do Moodle, o Blogs. Isso porque cada usuário em uma instância da plataforma possui seu próprio blog.

A saber, ele permite que os estudantes registrem informações pessoais como suas metas e objetivos.

Atrelando um plugin do Moodle chamado “lista de controle” é possível ter um módulo de lista de verificação.

Assim, através de barras de progresso para uma única lista de verificação, o estudante consegue acompanhar a conclusão de seus objetivos.

Como resultado, fica mais fácil entender o quanto – e como – ele está progredindo módulo a módulo.

6. Avaliações diversificadas

Há diversos tipos de avaliação no Moodle que podem ser aplicados em basicamente todo tipo de projeto educacional no EaD.

Só para exemplificar, podemos destacar alguns como:

  • Entrevistas online;
  • Feedbacks personalizados;
  • Tarefas gamificadas;
  • Postagens em fóruns;
  • Questionários;
  • Questões abertas e dissertativas, entre outros.

LEIA: 7 tipos de avaliação no Moodle para aplicar com seus alunos em cursos online

Diversifique a maneira como você avalia seus alunos e veja quais fazem mais sentido ou não em cada módulo após rodar uma pesquisa de feedback.

7. Aplicação de storytelling

Storytelling é um termo em inglês que, em uma tradução livre, significa algo como “contação de história”.

Trazendo para o contexto do EaD, a aplicação desta técnica remete a descrever uma jornada com começo, meio e fim bem claros. Passando por um clímax e uma “lição” ao término, claro.

Os tópicos a serem ensinados são distribuídos em toda a narrativa.

Essa estratégia faz muito sentido especialmente para a educação infantil e funciona ainda melhor quando aplicada juntamente com plugins de gamificação.

Assim sendo, aproveite os personagens presentes em algum dos plugins e dê uma história para ele e uma missão a ser cumprida.

Em todos os estágios a serem vencidos (o que demandará execução de tarefas por parte dos estudantes), muita coisa poderá ser aprendida e ser alvo de reflexão em sala de aula.

8. Alta disponibilidade do professor

É crucial que o professor tenha alta disponibilidade para conversar com os alunos.

Seja para esclarecer alguma dúvida sobre uma atividade específica, seja para fazer avaliações e trazer feedbacks.

Contudo, para isso, é preciso ficar claro, já no começo do curso ou módulo, onde o professor estará disponível.

Ou seja, em quais canais será possível conversar com ele. Via chat? Via e-mail? Por videochamada?

E como o educando poderá conversar? Será preciso marcar previamente ou durante as aulas síncronas ele sempre estará à disposição?

A clareza dessas informações é essencial para manter o aluno engajado no Moodle, seguro e confiante de que poderá obter o suporte caso seja necessário para progredir em seus estudos.

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