Como o EaD para empresas reduz custos de treinamento e aumenta eficiência operacional?

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Criativa EaD - Como o EaD para empresas reduz custos de treinamento e aumenta eficiência operacional?

Você sabia que o EaD para empresas é uma excelente estratégia para reduzir custos com treinamentos corporativos e elevar a eficiência da operação?

O ensino a distância, flexível e cheio de possibilidades, traz uma nova dimensão para as organizações.

Engana-se quem pensa que tecnologia e boas práticas empresariais não precisam andar lado a lado quando o assunto é capacitar times e pessoas.

Ao mesmo tempo, o EaD para empresas é, também, eficiente na retenção e encantamento de clientes, ainda mais no que diz respeito às ações após uma venda.

Porém, para tudo isso acontecer, é preciso fazer uma assertiva gestão do conhecimento interno.

Afinal, somente assim a educação a distância será um instrumento transformador e catalisador de novos negócios.

Fique com a gente para entender tudo sobre EaD para empresas, especialmente como a estratégia é eficiente para redução de custos de treinamentos e qualificação dos processos internos.

Boa leitura!

Em primeiro lugar, o que é EaD para empresas?

Em síntese, EaD para empresas nada mais é do que a aplicação de técnicas de ensino a distância dentro de ambientes corporativos.

Por ser flexível e dar diversas possibilidades para um negócio, a estratégia vai ao encontro de uma dor que muitos gestores enfrentam nas suas organizações.

Só para ilustrar, segundo dados de um estudo da consultoria Deloitte, 72% das empresas ao redor do mundo confessaram ter dificuldade em encontrar profissionais realmente capacitados.

Esse número, no Brasil, embora seja menor, é também preocupante (59%).

Nesse sentido, portanto, já conseguimos enxergar um dos motivos pelo qual o EaD para empresas é tão importante.

Isso porque, é através dele que as organizações conseguem capacitar e moldar colaboradores de acordo com que a estratégia do negócio precisa, tendo, enfim, profissionais do nível que os desafios exigem.

Quais os benefícios da gestão do conhecimento nas empresas?

Muitas empresas já têm se beneficiado da aplicação do ensino a distância em seus processos.

Por ser escalável e se adaptar a basicamente todo tipo de necessidade, ele é crucial dentro de muitas operações.

Porém, para isso acontecer, é necessário realizar a gestão do conhecimento de maneira assertiva nas organizações.

Em outras palavras, a educação precisa ser um setor estratégico da companhia. 

É preciso ter gestor, metas e objetivos claros, processos estruturados, ferramentas e metodologias de análise e qualificação constantes.

Somente assim será possível ter os seguintes benefícios abaixo:

Rompimento da barreira física

Primeiramente, talvez uma das vantagens mais imediatas da aplicação do EaD nas empresas.

Poder ensinar e compartilhar conteúdo sem a necessidade da presença física é crucial para dar celeridade aos processos.

Isso é especialmente relevante para empresas que atuam ou com filiais espalhadas em diversas cidades ou que adotaram o modelo de teletrabalho.

Igualmente, por não ser necessário reunir todos os times ou colaboradores ao mesmo tempo, os treinamentos não comprometem a rotina de trabalho.

Afinal, cada um poderá capacitar-se no tempo que tiver livre, sem deixar de lado as tarefas cruciais dentro da operação do negócio.

Acessibilidade e democratização do conhecimento

Outro benefício claro do ensino a distância nas organizações diz respeito a acessibilidade e flexibilidade para aplicar treinamentos.

Vai, na realidade, ao encontro do que citamos no item acima. 

Por exemplo, em plataformas virtuais de ensino como o Moodle, é possível deixar o conteúdo disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana (24/7).

O acesso é facilitado, seja pelo desktop, seja por mobile, e a gestão do conhecimento consegue monitorar o progresso de cada colaborador com o conteúdo.

Ou seja, se alguém não está fazendo o treinamento, é possível ver e tomar alguma decisão sobre isso.

Padronização do conhecimento 

Padronizar o conhecimento é uma das maiores dores que as empresas possuem. Dentro de um time ou squad, é essencial que todos “estejam na mesma página”, certo?

Se alguém tiver um ritmo mais lento, os processos – ou parte dele – podem estar comprometidos.

Consequentemente, a eficiência da operação estará em xeque.

Logo, o EaD para empresas atua para que todos tenham as mesmas oportunidades e o mesmo nível de conhecimento.

Isso é decisivo para que as atividades essenciais do dia a dia ocorram dentro dos padrões estabelecidos pela empresa – sem comprometer a qualidade da entrega final.

Maior integração entre as equipes

Sinergia e colaboração são dois elementos-chaves para o sucesso de uma organização. E o EaD para empresas proporciona isso como nenhuma outra estratégia educacional.

Quando você treina um time ou uma squad com um conteúdo atrativo, utilizando todos os recursos de plataformas como o Moodle, fica mais fácil motivar todos os envolvidos.

Além disso, uma boa prática é, a cada fim de módulo ou até mesmo curso, estimular com que alguma entrega seja feita.

Pode ser um relatório, ideia de projeto, tanto faz. O essencial aqui é estimular ainda mais o trabalho em equipe e a colaboração mútua.

Contanto, claro, que isso não sobrecarregue as equipes e nem impeça o bom andamento das tarefas operacionais.

Capacitação e retenção de talentos

Sua empresa tem um PDI, Plano de Desenvolvimento Individual? Pois saiba que essa estratégia, aliada ao EaD empresarial, é crucial para a retenção de talentos.

O que você está planejando para seus colaboradores daqui um ano? Dois?

Capacite-os por meio da universidade corporativa do seu negócio. Desenvolva suas habilidades. Agregue outras. Estimule-os a crescer, sempre dando os subsídios para tal.

Profissionais valorizados tendem a permanecer. E, convenhamos, que gestor gosta de alta rotatividade no negócio? Não é bom para ninguém.

Como o EaD para empresas reduz custos de treinamentos?

A redução de custos é um capítulo à parte dentro do EaD para empresas. E aqui não precisamos pensar somente em grandes corporações, não.

O cálculo é simples, na realidade: quanto custa parar sua operação por algumas horas para oferecer um treinamento – mesmo que online – para todos?

Não precisa, então, ser toda a empresa. Pode ser apenas um time. Todos deixando de lado suas atividades para consumir conteúdo… Isso é eficiência para você?

Dentro de universidades corporativas as organizações têm muita flexibilidade e possibilidades para gerir o conhecimento.

Por exemplo, ao invés de oferecer treinamentos ou aulas síncronas (ao vivo), por que não estruturar o processo para que o conteúdo seja consumido de maneira assíncrona?

Ao optar pela segunda opção você estará reduzindo significativamente os custos da capacitação e qualificação dos seus times e funcionários.

Sem falar, claro, do óbvio que é a comparação entre treinamentos presenciais e online.

Só o fato de não ter deslocamento, aluguel de salas e equipamentos, coffee break, entre outros, a empresa já estará economizando muito.

Ah, e nessa equação, obviamente, segue valendo o custo das equipes paradas, ok?

Como as empresas podem aplicar o EaD em seus processos?

O e-learning corporativo pode ser empregado em muitas outras estratégias do negócio.

Só para exemplificar, separamos 6 delas para que você tenha dimensão do mundo de possibilidades que se abre ao usar ferramentas como o Moodle dentro da sua empresa.

Onboarding para imersão na cultura do negócio

É essencial buscar alinhar, o mais rápido possível, o novo colaborador à cultura do negócio.

Transmitir os valores da empresa para quem entra é uma excelente prática para acelerar a performance deste profissional.

Para isso, estruture alguns módulos dentro do Moodle para transmitir a cultura organizacional da sua companhia.

Essa é uma missão que os gestores têm. 

Qual a proposta de valor da empresa? Quais os princípios norteadores? Deixe tudo isso muito claro no onboarding.

Normas e procedimentos

Normas, regras e procedimentos de trabalho são essenciais para o bom andamento de todo tipo de processo.

Em cursos EaD, as empresas conseguem dar escalabilidade a um tema que é tão importante e, ao mesmo tempo, dinâmico.

Afinal, a mudança constante de procedimentos exige uma rápida tomada de decisão para atualização dos treinamentos, certo?

Se você aplica isso de maneira presencial, poderá ter que reintroduzir várias e várias vezes ao ano o conteúdo.

Dentro da universidade corporativa, isso não é necessário. Uma simples mudança de um módulo ou parte do conteúdo bastará para se ter um treinamento atualizado para seus colaboradores.

Treinamentos técnicos

Como você viu, treinamento técnicos fazem todo o sentido de serem aplicados em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Metodologias de trabalho, ferramentas, procedimentos, políticas, entre outros podem ser empregados de maneira remota.

Assim você consegue dar escalabilidade no seus processos e garantir que a eficiência da operação não seja comprometida.

Formação de lideranças

Melhor do que buscar posições de liderança fora da empresa é poder formá-las. 

Especialmente porque são pessoas que já estão totalmente adaptadas à cultura do negócio.

Então, dentro da valorização e retenção de talentos, passando pelo PDI, você já pensou em formar lideranças internamente?

No Moodle você consegue estruturar cursos que abrangem desde gestão de pessoas até conhecimento de técnicas específicas.

E aproveita os recursos da ferramenta para diversificar através de vídeos, textos e áudios o conteúdo oferecido.

Além, claro, de disponibilizar conhecimento extra na biblioteca e midiateca Moodle se o colaborador quiser ir além no que lhe é oferecido.

Pós-venda com clientes

Reter e fidelizar clientes é – e sempre será – um desafio para qualquer gestor. 

Mas, essa tarefa pode se tornar mais fácil quando você usa o EaD para empresas no pós-venda com clientes.

Aliás, é uma estratégia que funciona muito bem em empresas que vendem serviços.

Para garantir o sucesso imediato do seu cliente, disponibilize gratuitamente no pós-venda um curso que mostre as boas práticas de uso daquilo que foi contratado.

Esse é o primeiro passo para reter o cliente e mostrar que sua marca está preocupada com o sucesso dele (e não apenas com a venda).

Isso, aliado a uma equipe de customer success, irá garantir um cliente retido e fidelizado. 

Logo, a partir daí, fica mais fácil o relacionamento para uma revenda, por exemplo.

Marketplace de cursos

Que tal gerar novas receitas para a sua empresa? Por exemplo, com o Moodle, você pode criar um marketplace de cursos.

Os professores podem tanto ser pessoas do seu time que tenham conhecimento técnico e amplo sobre algum tema, como parceiros externos que ensinem algo que tenha a ver com a sua marca.

Disponibilize para a sua carteira de clientes com um bom desconto para os cursos – isso vai ajudar a retê-los e encantá-los.

Mas, também, faça atração de públicos novos usando sua universidade corporativa como chamariz.

Quem sabe a pessoa que fez o seu curso não se interessa, posteriormente, pelos seus produtos e serviços, hein?

Qual o papel da gestão do conhecimento nas empresas?

Para as empresas terem sucesso com a aplicação de estratégias EaD, é essencial que haja uma área exclusiva para a gestão do conhecimento.

Em algumas organizações, é comum que esse setor esteja atrelado à área de Recursos Humanos.

De todo modo, é essencial ter ao menos uma pessoa responsável por fazer essa gestão e, também, com capacidade de circular em todas as áreas.

Afinal, ela não deterá conhecimento técnico sobre os departamentos, certo? 

Todavia, precisa ter habilidade para se relacionar com eles e capacidade de estruturar, com as lideranças dos setores, treinamentos de valor para os times.

Além disso, essa pessoa – que, em alguns casos, pode virar uma equipe – precisa ter um cargo hierárquico alto.

Isso porque ela será responsável por monitorar o progresso das aulas, ver quais profissionais estão evoluindo – e quais não – e ter autonomia para ou tomar decisões ou auxiliar os gestores a tomarem alguma decisão.

Consultoria EaD para empresas

Sua empresa pode mudar de patamar através do EaD corporativo. E, para isso, nada melhor do que uma consultoria Moodle completa.

Essa é a missão da Criativa EaD, transformar processos das empresas e potencializar novos negócios.

E fazemos isso em duas frentes. Em primeiro lugar com suporte técnico na íntegra, instalando, hospedando e atualizando a ferramenta Moodle.

Em segundo lugar com consultoria pedagógica para ajudar a dimensionar seu projeto EaD dentro da plataforma, com treinamentos completos sobre a ferramenta.

Tenha um AVA customizado através de temas e plugins Moodle e tenha outros sistemas integrados ao Moodle.

Veja o caso da Crédito Real e como ela potencializou processos e acelerou o conhecimento interno.

Pronto para começar a realidade dos seus negócios?

Fale com a nossa equipe de especialistas e entenda os próximos passos.

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