Consultoria EaD Moodle vale a pena? Veja como uma consultoria ajuda empresas e instituições de ensino

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - Consultoria EaD Moodle vale a pena? Veja como uma consultoria ajuda empresas e instituições de ensino

Ter uma consultoria EaD Moodle é o que muitos chamam de “game changer”. Ou, em bom português, aquilo que muda o jogo.

A plataforma EaD mais traduzida e utilizada no mundo inteiro abre um leque de possibilidades para quem deseja ensinar de maneira remota no Brasil.

Suas funcionalidades e versatilidade podem transformar a maneira como instituições de ensino, empresas e profissionais autônomos compartilham conhecimento.

Porém, ela pode ser ainda mais. Se usada de maneira estratégica, ela é um verdadeiro potencializador de negócios, oportunidades e pessoas.

Contudo, para que essa realidade seja possível, é indispensável contar com uma consultoria EaD Moodle.

Neste artigo, falaremos como ela é crucial para hospedar, instalar, atualizar, customizar e deixar a ferramenta virtual de ensino mais usada no mundo inteiro 100% pronta para você e seus alunos.

Boa leitura!

Uma consultoria EaD Moodle é para quem?

De forma simples, a resposta seria: para qualquer um que deseja fazer uma transformação através da educação online.

Entretanto, claro, a resposta é um pouco mais complexa. Afinal, o Moodle é uma plataforma EaD completa e amigável de usar. Ao mesmo tempo, por ter diversos recursos, pode parecer complexa em um primeiro momento.

Assim sendo, no mundo inteiro, o seu uso é muito difundido em:

Todas essas instituições têm algo em comum. Além de usarem a melhor plataforma virtual de ensino, elas precisam de uma consultoria EaD Moodle para poder extrair o máximo da ferramenta.

Embora a comunidade Moodle seja engajada, e no site existam tutoriais para basicamente tudo, nem sempre é possível entender alguns códigos, termos e instruções.

Como resultado, se algo não sai como esperado, o ambiente virtual de aprendizagem deixa de ser um local seguro.

E se isso acontecer, os dados de alunos, instituições e professores podem ficar ameaçados. 

É uma bola de neve. Porque, neste cenário, isso estaria longe da conformidade com a LGPD, podendo acarretar sérios problemas mais adiante.

Mas, com uma consultoria Moodle, tudo é checado e validado. Desde os requisitos para instalação (que veremos abaixo), até as atualizações para versões mais seguras e completas do sistema.

Requisitos para instalação do Moodle

Em primeiro lugar, para ter a ferramenta dentro do ensino virtual que você deseja oferecer, é preciso conhecer os requisitos para instalação do Moodle.

Afinal, reforçando, é preciso cumprir todas as etapas e estágios para ter a plataforma operando de forma plena.

Assim sendo, um dos primeiros requisitos é possuir um servidor web funcionando. Por exemplo, o Apache. Além disso, um banco de dados (MySQL, MariaDB ou PostgreSQL) e PHP configurado são necessários.

O Moodle precisa de algumas extensões PHP. Entretanto, a própria ferramenta confere isso no início do processo de instalação.

Caso não haja, você pode consertar e reiniciar o script de instalação. Isso é algo que a consultoria EaD Moodle pode resolver para você sem nenhum problema.

Por fim, outro requisito diz respeito aos emails. Você provavelmente deseja que o Moodle possa enviar email para professores e alunos, certo?

Logo, é preciso um Sendmail (Unix/Linux) funcionando no seu servidor. Ou, então, ter acesso a um servidor de SMTP.

Então, se você não tem alguém de TI especializado na sua equipe, a busca por uma boa consultoria irá resolver de maneira ágil e inteligente essas questões.

Instalação, configuração e hospedagem: como a consultoria EaD Moodle ajuda?

Além de tudo que já falamos, a escolha por uma consultoria EaD Moodle que dê todo o aparato para fazer a hospedagem da plataforma de ensino virtual apresenta uma importante vantagem

Nesse sentido, opte sempre por uma que seja:

  • Extremamente confiável. Ao procurar hospedagem em nuvem, fique atento aos níveis de Uptime e quantidade de backups (são semanais?);
  • Rápida no atendimento. Suas aulas não podem parar. A consultoria EaD Moodle tem um SLA responsável para atender você quando precisar?;
  • Ágil no suporte. É possível abrir chamados em um sistema para resolver questões técnicas e outras dúvidas? Além disso, é crucial poder acompanhar o status dos tickets abertos;
  • Flexível. Tanto para cancelar, como para redução ou aumento do plano. Afinal, a consultoria precisa ajudar seus negócios, não se tornar um empecilho.

Outro ponto essencial é poder agregar novos recursos durante o uso da ferramenta. Até porque, seu curso pode crescer, certo?

Não faz sentido seguir oferecendo a mesma experiência quando você pode aproveitar e explorar ainda mais o Moodle.

Assim sendo, a consultoria precisa ter soluções para agregar ainda mais valor à plataforma a qualquer momento. Fique atento a isso.

Instalação e configuração

Para configurar o Moodle, é preciso seguir um passo a passo rigoroso. Ou seja, é um momento que demanda extrema atenção e cuidado aos detalhes.

Dito isso, na hora de fazer a configuração, localize o arquivo “config-dist.php” no diretório de código do Moodle.

Logo após, edite este arquivo. Além disso, altere as configurações necessárias para apontar para seu site, base de dados e diretórios.

Já para instalar, acesse a URL do seu site Moodle no navegador. Se você fizer isso, a instalação se completará de forma automática.

Por fim, para finalizar o processo, certifique-se de que as permissões de arquivos estão “ok” para todos os arquivos de programas e de dados do Moodle.

É essencial ressaltar que essas etapas precisam ser cumpridas com rigidez. Caso contrário, você não terá a plataforma EaD segura e pronta para o uso.

Empresas, profissionais e instituições que não tem um profissional especializado no seu quadro de colaboradores, não precisam se preocupar quanto a instalação e configuração.

Com uma consultoria EaD Moodle, isso se resolve de forma inteligente e prática. Afinal, você conta com:

  • Flexibilidade. Nesse sentido, você escolhe o melhor formato e momento para instalar o Moodle;
  • Suporte. Você tem ajuda contínua para apoio técnico na implementação de seu projeto educacional;
  • Liberdade. Você pode deixar seu projeto com a sua cara e evoluir em recursos ao longo do tempo, se desejar.

Além disso, você ainda pode aproveitar a consultoria EaD Moodle para potencializar ações de marketing.

Por exemplo, criando landing pages para cursos, aulas ou palestras, totalmente integrada com sua plataforma EaD.

Assim, a comunicação fica mais assertiva e você consegue atrair mais alunos e interessados para sua oferta.

Como customizar a ferramenta com uma consultoria EaD Moodle?

Oferecer uma experiência única e completa para os alunos é um elemento indispensável. Nesse sentido, a customização do Moodle é peça-chave. 

Sejam universidades, empresas ou cursos técnicos, o ambiente virtual deve ter a cara da instituição. E uma consultoria EaD pode fazer isso sem complicações.

Afinal, muitos são os temas Moodle disponíveis para que a plataforma virtual de ensino se adapte às necessidades de quem compartilha conhecimento.

E uma boa consultoria, entendendo suas necessidades, saberá dizer qual tema é mais adequado para uso.

Além disso, ela poderá fazer toda a customização da ferramenta de ensino a distância para os seus cursos e os seus negócios.

Como resultado, você terá um ambiente completo e preparado para receber os conteúdos e os alunos.

A sua marca presente em todos os momentos

A sua marca é importante demais para não ter destaque. Acima de tudo, a customização e personalização do Moodle são ações estratégicas para o negócio. 

É como falamos antes: pense na experiência completa. Em outras palavras, seja atento aos detalhes já na primeira página. 

Uma boa consultoria EaD Moodle ajuda você a criar páginas de entradas impactantes.

Ou seja, você já deixa uma boa primeira impressão, passando uma mensagem personalizada e direta para alunos e professores.

O mesmo vale para a seção de login. Até porque ela é a porta de entrada para o ambiente virtual e vai muito além de cores e logos.

Uma boa consultoria atua no sentido de personalizar essa experiência de acesso. E faz isso deixando ela o mais simples, direta e intuitiva possível.

Logo depois, vem a página inicial do Moodle. É aqui que seus cursos e conteúdos precisam brilhar. Afinal, eles são a grande estrela do local.

Então, aqui é necessário mostrar para os usuários aquilo que realmente importa, com um ambiente limpo e organizado.

Além disso, não esqueça de criar uma página de suporte (a consultoria pode ajudar você). 

Afinal, nem sempre o aluno vai encontrar tudo de primeira. E é ideal que ele se sinta acolhido o tempo todo, certo? 

Uma página de suporte, limpa e visível, ajuda ele a se sentir mais tranquilo para executar tudo o que precisa na sua rotina.

Mais do que mudar apenas cores

Com uma consultoria Moodle, sua plataforma EaD tem muito mais do que apenas o logo e as cores da sua empresa. 

Procure por uma que, além do que foi citado anteriormente, contribua para:

  • Navegação clara. O aluno precisa achar tudo facilmente. Além disso, o conteúdo das aulas deve brilhar e ser encontrado sem dificuldades;
  • Rapidez. “Menos é mais”. Você já ouviu essa frase, certo? Pode parecer clichê, mas menos cliques na plataforma para encontrar conteúdos e seções, é mais positivo para a experiência do aluno;
  • Layout responsivo. Nem todos acessam a plataforma virtual da mesma tela. Por isso, o layout de e ser pensado para todos os dispositivos (celular, tablet, notebook, desktop, etc);
  • Foco pedagógico. Toda a personalização e customização do Moodle precisa ter um objetivo pedagógico por trás. E o trabalho da consultoria tem que traduzir isso na identidade visual.

Treinamento e suporte Moodle para todos os momentos

Apenas instalar, configurar e customizar o Moodle não é suficiente para ter a plataforma funcionando plenamente. E tampouco para conseguir extrair o máximo que ela pode proporcionar para professores e alunos.

Nesse sentido, dois elementos são cruciais. São indispensáveis para uma experiência de ensino realmente positiva:

  • treinamento;
  • suporte.

Em primeiro lugar, o treinamento. Afinal, professores, alunos e administradores precisam dominar a ferramenta.

Tanto para criar e administrar cursos como para assistir às aulas e usar os recursos, é preciso conhecimento sobre a plataforma. E uma boa consultoria EaD Moodle pode resolver isso de algumas maneiras.

Quando falamos em treinamento para professores e para a instituição ou empresas, a capacitação pode se dar:

  • De maneira presencial. O treinamento pode ser personalizado de acordo com as necessidades que você possui. Além disso, elas ocorrem em horários e dias flexíveis para que todos consigam participar;
  • Videochamadas, nos mesmos moldes da capacitação presencial. A vantagem aqui é poder reunir pessoas de diferentes localidades e gravar o treinamento para consulta posterior.

Quando falamos de treinamento para alunos (aqui vale também para professores e outros profissionais), vídeos gravados são uma ótima solução.

Opte por uma consultoria que tenha um ambiente completo com vários pequenos treinamentos. Com vídeos que falem tanto sobre o Moodle como sobre EaD.

Assim sendo, uma boa prática é, sempre que iniciar o seu curso online, disponibilizar o acesso a estes vídeos para que os alunos não encontrem barreiras para usar a ferramenta EaD.

Suporte, para tudo, o tempo todo

O treinamento é uma parte fundamental do suporte que a consultoria deve prestar para o seu negócio. Especialmente sobre estratégias de como evoluir a plataforma e também abordagens para aprendizagem.

Porém, não é o único ponto de atenção. Um bom suporte Moodle precisa:

  • solucionar dúvidas administrativas;
  • dar suporte ao servidor Moodle e às configurações;
  • realizar backups com frequência;
  • fazer a instalação de plugins Moodle;
  • dar auxílio à inscrição de alunos e inclusão de conteúdos;
  • apoiar na montagem de cursos, evolução do ensino, entre outros.

Veja qual dos planos faz mais sentido para as necessidades do seu negócio e potencialize seus cursos.

Como ter consultoria EaD Moodle completa?

A Criativa EaD presta consultoria Moodle completa para universidades, escolas, empresas, cursos técnicos e cursos livres.

Nós temos suporte técnico de ponta a ponta para o seu negócio. E também suporte pedagógico com treinamentos para todas as necessidades.

Customize e personalize sua plataforma EaD com a gente. Conte com plugins adaptados ou criados do zero para você potencializar o ensino e agregar ainda mais valor às aulas.

Conte também com diversas integrações (incluindo meio de pagamentos e plataformas de videoconferência) para centralizar ações na plataforma.

Veja o caso da Crescer IDEB e como eles mudaram de patamar a forma como ensinam.

Fale com nosso time de especialistas e tenha consultoria EaD Moodle completa ainda hoje.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×