EaD pós-pandemia: os alunos querem a continuidade do ensino a distância

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - EaD pós-pandemia: os alunos querem a continuidade do ensino a distância

O EaD pós-pandemia mostra um cenário de muitas oportunidades pela frente. Seja para os alunos, que desejam seguir estudando de forma remota, seja para as universidades, que podem ofertar cada vez mais cursos online.

Embora a educação virtual já estivesse em expansão no Brasil, ainda pairavam dúvidas sobre sua efetividade, praticidade e experiência de ensino.

Neste hiato, por conta da situação da Covid-19, elas foram dissipadas. Ou seja, o EaD pós-pandemia mostra um cenário claro sobre o que os alunos têm em mente e projetam para os próximos anos.

Assim sendo, cursos técnicos, profissionais autônomos e acima de tudo as universidades têm um desafio grande pela frente. Mas também muitas oportunidades a serem exploradas.

O artigo de hoje fala dos benefícios do EaD. Explica porque os alunos preferem estudar de maneira remota e aborda de que maneira as instituições podem se preparar para isso.

Fique com a gente e confira.

Os alunos querem seguir no EaD pós-pandemia

A educação superior nunca mais será a mesma depois da pandemia de Covid-19. E quem aponta isso é uma pesquisa da ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Em síntese, o crescimento do EaD pós-pandemia é uma realidade. O estudo mostrou que 55% dos estudantes preferem que o retorno à normalidade se dê de maneira dividida. Em outras palavras, com ensino ora presencial, ora virtual.

Ou seja, o modelo híbrido nunca esteve tanto em discussão como agora. A mesma pesquisa mostra que 52% dos entrevistados poderiam aceitar essa forma de ensino.

Já 38% não têm quaisquer dúvidas: o querem já para o próximo semestre.

Esses números são ainda mais relevantes dentro do contexto que aponta que o ensino virtual possui mais matrículas na educação superior do que o presencial.

Afinal, dados do Censo de Educação Superior do Inep contabilizados em 2020 expõem um novo cenário.

O interesse pelo ensino remoto cresceu, ao mesmo tempo que o pelo ensino presencial reduziu. Como resultado, o EaD, hoje, é a modalidade que recebe mais alunos novos. São 53,3% das matrículas, contra 46,7% do formato tradicional.

O EaD no pós-pandemia projeta crescimento

O Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado em maio de 2021 pela Semesp (entidade que representa instituições de ensino privado no país) é claro.

Nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período no ano anterior, ocorreu aumento de 17% nas matrículas para educação online.

Para 2022, projeta-se um número ainda maior em relação ao EaD pós-pandemia. Em outras palavras, a distância para o modelo presencial irá aumentar, segundo a ABMES.

Entretanto, é curioso notar que essa projeção seria somente para 2023. Mas a pandemia fez essa tendência se confirmar antes, especialmente pela experiência positiva que os estudantes tiveram com o EaD.

Aliás, vale salientar que a procura por cursos online se estendeu para outros formatos de capacitação. 

Só para ilustrar, um levantamento realizado pelo Google registrou que a busca pelo termo “cursos de especialização a distância” teve crescimento de 130% no auge da quarentena.

Assim sendo, o EaD pós-pandemia é uma realidade para quem procura universidades. Mas, acima de tudo, para o brasileiro que quer se qualificar de modo geral.

Por que EaD? Entenda as vantagens para os alunos

Valores acessíveis. Economia de tempo e recursos. Comodidade. Praticidade. Ampla oferta de cursos. Reconhecimento do mercado de trabalho.

Todos esses são fatores que contribuem para a consolidação do ensino virtual a distância. Tudo isso ajuda na projeção de crescimento do EaD pós-pandemia.

Mas, para entendermos de fato os porquês de os alunos preferirem estudar de maneira remota, precisamos ir um pouco além.

Dentro da rotina de estudos, os educandos contam com um ambiente virtual de aprendizagem completo. Especialmente quando as aulas são administradas dentro de uma plataforma como o Moodle, por exemplo.

Nesse sentido, os recursos da ferramenta tornam a experiência de ensino completa. Seja na hora de aproveitar os conteúdos e as aulas, seja para aprender com a comunidade engajada.

Só para exemplificar, separamos 4 benefícios para entender as razões pelas quais o EaD no pós-pandemia seguirá sendo algo positivo para os estudantes:

Bibliotecas virtuais

Uma biblioteca Moodle (ou midiateca) traz um acervo completo para alunos. eBooks, infográficos, vídeos, áudios…

As possibilidades são diversas. O melhor de tudo é que a sua construção pode envolver os alunos, criando uma experiência compartilhada e engajadora. 

Fóruns de discussão

Fóruns são uma excelente maneira de aprender com a comunidade. É possível criar tópicos sobre qualquer assunto relativo aos cursos, disciplinas ou aulas.

E nela dividir experiências, conteúdos e também conhecimento com outros estudantes.

Networking

Dentro dos fóruns, os alunos podem se engajar em um ambiente de networking no Moodle. Afinal, o conhecimento precisa ser posto em prática, não é mesmo?

Nada melhor do que criar conexões de valor para tirar ideias e projetos do papel com pessoas que você se identificou ao longo das aulas.

Webconferências

Webconferências no Moodle são ótimas oportunidades para qualificar ainda mais a experiência de aprendizado. 

Por exemplo, os professores podem expor conteúdos ao vivo, abrindo chat para que os estudantes possam esclarecer dúvidas.

Ou, então, chamar palestrantes para agregarem ainda mais às aulas, exatamente como ocorreria no formato presencial de ensino.

EaD pós-pandemia: como as universidades podem aproveitar?

Não só os alunos podem (e vão) se beneficiar no EaD pós-pandemia. As universidades têm muito a ganhar se explorarem as oportunidades que estão aparecendo.

Ao investirem em formatos 100% remotos – ou, ao menos, híbridos –, há ganhos relevantes em todos os sentidos.

Só para exemplificar, é possível adicionar mais alunos no mesmo curso, sem precisar aumentar a estrutura física.

Isso pode ocorrer tanto no formato híbrido, como no virtual. Contanto, claro, que haja investimento em uma boa plataforma virtual de ensino.

Um simples ajuste no cronograma de aulas pode ajudar as universidades de imediato. 

Por exemplo, enquanto metade da turma estuda online, a outra vai para o campus. Na outra semana, inverte-se.

Desse modo, economiza-se na manutenção da estrutura física. Além disso, é possível adicionar novos cursos às ofertas já existentes e com um preço muito mais acessível.

Pensando a longo prazo, é algo estratégico. Afinal, serve até mesmo para manter o aluno engajado com a instituição para que, no futuro, ele opte por realizar uma pós-graduação EaD no mesmo local.

Consultoria Moodle para universidades

Conte com consultoria Moodle completa para universidades. A Criativa EaD instala, hospeda e atualiza a plataforma para sua instituição.

Customize a ferramenta para deixar com a cara dos cursos ou das aulas. Além disso, conte com plugins personalizáveis para tornar a experiência de ensino verdadeiramente completa.

Nós oferecemos suporte do começo ao fim. Ainda temos treinamentos para professores e alunos extraírem o máximo da plataforma EaD no pós-pandemia.

Fale agora mesmo com a nossa equipe de especialistas e saiba os próximos passos.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×