Como proteger conteúdos do Moodle e por que isso é importante?

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Criativa EaD - Como proteger conteúdos do Moodle e por que isso é importante?

Proteger conteúdos do Moodle é uma boa prática em termos de segurança para quem ensina no EaD. É algo muito comum de ser aplicado em universidades, cursos técnicos, cursos livres e também em universidades corporativas.

Aliás, é algo recomendado para todos que fazem uso de uma ferramenta virtual de ensino.

Afinal, isso impede que ocorra acessos indevidos ao conteúdo. Ou seja, somente aqueles que pertencem ao curso poderão consumir os materiais lá disponibilizados.

Quer saber como proteger os conteúdos do Moodle de forma prática e fácil? Fique com a gente e confira.

Como proteger conteúdos do Moodle e restringir acessos?

Há diversos motivos pelos quais um professor ou administrador de curso deseja proteger conteúdos do Moodle.

Acima de tudo, essa proteção visa segurança, tanto para quem ensina, como para quem educa. Afinal, todo tipo de material pode ser disponibilizado dentro de um curso.

Se pensarmos no universo das empresas, podem haver informações sigilosas que são de interesse somente de colaboradores, clientes e/ou da gestão do negócio.

Assim sendo, é preciso proteger-se. E dentro do Moodle é possível blindar o acesso aos materiais disponibilizados usando um recurso bem simples.

A chave de inscrição é uma funcionalidade que atua como uma espécie de senha. Ela serve para resguardar todo tipo de conteúdo dos cursos ou aulas de acessos indevidos.

Ela é requisitada a todos que tentarem acessar os materiais sem estarem inscritos. Isso é algo, portanto, normal no primeiro acesso de cada estudante.

Ou seja, todos, em algum determinado momento, precisarão inserir a chave de inscrição para serem liberados.

Como configurar a chave de inscrição e proteger conteúdos do Moodle?

Essa configuração da chave de inscrição Moodle pode ser feita por módulos, por exemplo. Isso torna ainda mais segura a área de conteúdos e dá maior controle para os administradores.

Nesse sentido, basta seguir um passo a passo em 4 etapas para conseguir proteger conteúdos do Moodle dentro do ambiente virtual de aprendizagem.

Eis os passos:

  1. Em primeiro lugar, entre no módulo desejado do curso e vá para “Administração de curso”. Logo depois em “Usuários” e clique em “Métodos de Inscrição”;
  2. Na página carregada escolha e habilite o plugin “Autoinscrição”. Logo após, deixe visível o “olho aberto” e, por fim, clique no lápis de edição;
  3. Preencha os dados do formulário de acordo com suas preferências. Nesse momento você irá criar a chave de inscrição. Há um “?” caso você não entenda o que cada campo significa (clique nele para visualizar a ajuda). Clique em salvar;
  4. Chave de inscrição criada. Agora você poderá enviar para os alunos que se matricularem nos cursos e nos módulos oferecidos.

Consultoria para proteção de conteúdos do Moodle

Conte com uma consultoria Moodle completa para configurar chave de inscrição e proteger seus materiais dentro da plataforma EaD mais usada no mundo inteiro.

Nós da Criativa EaD oferecemos suporte técnico para deixar a ferramenta pronta e segura para uso por parte de professores, administradores e alunos.

Conte também com a nossa expertise para hospedagem, instalação, atualização e customização da ferramenta.

Além disso, instalamos plugins, adaptamos ou criamos ele do zero para seus cursos e módulos.

Pronto para começar? Fale com nosso time de consultores e saiba os próximos passos.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×